Núcleo de atendimento às pessoas com necessidades específicas
Índice de Artigos
Napne
O Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne) é um órgão de natureza consultiva e executiva, de composição multidisciplinar, instituído pelo Diretor-Geral de cada campus por meio de Portaria.
Tem por finalidade desenvolver ações que contribuam para a promoção da inclusão escolar de pessoas com necessidades específicas, buscando viabilizar as condições para o acesso, permanência e saída com êxito em seus cursos.
Quem é atendido pelo Napne?
O Napne atende alunos com Necessidades Específicas” o equivalente previsto em legislação educacional por “aluno público-alvo da Educação Especial”, a saber:
I. Alunos com deficiência: aqueles que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, intelectual, mental ou sensorial, os quais, em interação com uma ou mais barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas;
II. Alunos com transtornos globais do desenvolvimento: aqueles que apresentam um quadro de alterações no desenvolvimento neuropsicomotor, no comprometimento das relações sociais, na comunicação ou em estereotipias motoras. Atualmente está englobado no transtorno de espectro autista, classificando-se como leve, moderado ou grave;
III. Alunos com altas habilidades/superdotação: aqueles identificados com um potencial elevado e grande envolvimento com as áreas do conhecimento humano, isoladas ou combinadas: intelectual, liderança, psicomotora, artes e criatividade.
São objetivos do Napne:
I – identificar os discentes com necessidades específicas no campus;
II – orientar os discentes com necessidades específicas, bem como seus familiares, quanto aos seus direitos e deveres;
III – contribuir para a promoção do Atendimento Educacional Especializado (AEE) aos discentes com necessidades específicas que dele necessitarem;
IV – orientar os servidores e prestadores de serviços do campus quanto ao atendimento aos discentes com necessidades específicas;
V – contribuir para a promoção da acessibilidade atitudinal, arquitetônica, comunicacional, instrumental, metodológica e procedimental;
VI – promover junto à comunidade escolar ações de sensibilização para a questão da educação inclusiva e de formação continuada referente a essa temática;
VII – articular parcerias e convênios para troca de informações, experiências e tecnologias na área inclusiva, bem como para encaminhamento ao AEE;
VIII – contribuir para o fomento e a difusão de conhecimento acerca das Tecnologias Assistivas;
IX – colaborar com a Comissão de Processo Seletivo no sentido de garantir as adaptações necessárias para os candidatos com necessidades específicas que realizarão os exames de seleção para os cursos do Ifes.
X – Assessorar outros setores do campus na promoção da acessibilidade de forma extensiva a toda a comunidade escolar.
XI – Contribuir para que o Projeto Pedagógico Institucional do Ifes contemple questões relativas à Educação Inclusiva e à Acessibilidade.
Identificação de alunos com necessidades específicas
A identificação de alunos com necessidades educacionais específicas poderá ocorrer das seguintes formas:
I. No processo seletivo: quando o candidato assinala a opção que o qualifica como pessoa com deficiência ou quando indica necessidade de atendimento especial não transitório;
II. De forma espontânea: quando o próprio aluno ou a família apresentam a demanda à escola;
III. Por identificação: quando servidores ligados diretamente aos setores de ensino perceberem algum indício.
Composição do Napne
Napne é composto por membros nomeados por meio de portaria do Diretor-Geral de cada campus, com composição diversificada, admitindo representantes de toda comunidade escolar (docentes, técnicos-administrativos, discentes e seus familiares e sociedade civil organizada).
Portaria DG nº 152 - 2023 - Designa nova Composição do NAPNE (formato .pdf, tamanho 124 Kb)
Contato
Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas – Napne
(27) 3752 - 4319
napne.nv@ifes.edu.br
Documentos
Resolução 55/2017 - Atualizada
Resolução 55/2017 - Anexos atualizados
II Secantil - 12 de novembro de 2024
A partir de sua segunda edição, neste ano de 2024, o SENCATIL está oportunizando a difusão do conhecimentos acadêmicos produzidos no território capixaba que contemplem as seguintes temáticas: tradução e interpretação das línguas de sinais; estudos linguísticos das línguas de sinais; formação do tradutor e intérprete de Libras e português; inclusão da pessoa surda; atuação do tradutor e intérprete de Libras e português.
Desta forma, possibilitando a ampliação das discussões relacionadas às temáticas abordadas no evento, com o intuito de fortalecer o ecossistema norte-capixaba de diferentes setores que atuam na inclusão de pessoas surdas. Os interessados em submeter seus trabalhos acadêmicos ou relatos de experiência para serem apresentados em Libras ou português durante o evento, devem observar atentamente as informações que seguem.
Redes Sociais