Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Orientações sobre estágio
Início do conteúdo da página

Estágio

Publicado: Quinta, 13 de Junho de 2019, 15h19 | Última atualização em Quinta, 13 de Junho de 2019, 16h29

1. Sobre o estágio

O estágio é ato educativo supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo do estudante, por meio do aprendizado de competências próprias da atividade profissional.

Setor Responsável: Coordenadoria Geral de Extensão

Responsável pelo setor: Késia Zoteli de Oliveira Delevedove

E-mail: rec.nv@ifes.edu.br

Telefone: 27 3752-4337

ATENÇÃO: Não existe estágio sem o acompanhamento do setor. O primeiro passo para realização de um estágio é procurar o setor que acompanhará todo o processo: planejamento, execução, acompanhamento e avaliação. No campus Nova Venécia é atribuição da Coordenadoria Geral de Extensão.

As modalidades de Estágio Curricular Supervisionado, previsto nos cursos do Instituto Federal do Espirito Santo – Campus Nova Venécia, é:

I – o Estágio Curricular Supervisionado Não-Obrigatório.
II – o Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório.

O Estágio Curricular Supervisionado Não-Obrigatório é aquele previsto no Projeto Pedagógico do Curso como atividade opcional, acrescida à carga horária regular e obrigatória, desde que respeitadas as prerrogativas do projeto pedagógico de cada curso. O estágio não obrigatório deverá ser realizado em áreas que possibilitem o desenvolvimento do educando para a vida cidadã e para o trabalho, somente enquanto o aluno mantiver matrícula e frequência na instituição. No Campus Nova Venécia os cursos que se encaixam nesta modalidade são os Técnicos Integrados ao Ensino Médio e Técnicos Concomitantes, Licenciatura a em Geografia e Bacharel em Engenharia Civil.

O Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório quando requisito para obtenção do diploma, deve estar descrito no Projeto Pedagógico do Curso e ser coerente com o perfil profissional visualizado, propiciando ao estudante a complementação do processo de ensino-aprendizagem. No Campus Nova Venécia, os cursos que se encaixam nesta modalidade é a Licenciatura em Geografia, Bacharelado em Geologia e Bacharelado em Engenharia Civil.

2. Regulamentação

Regulamentação dos estágios dos alunos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio e da Educação Superior do IFES. Nova Resolução do CS nº 58/2018, de 17 de dezembro de 2018.

Lei Federal que dispõe sobre o estágio de estudantes. Lei nº 11.788, de 25 de Setembro de 2008.

3. Documentos e procedimentos para regularização do estágio

Para iniciar o estágio, você candidato a estágio precisará providenciar alguns documentos:

Plano de estágio – Coordenadoria Geral de Extensão (CGEx) - 3 vias - (preencher, assinar a primeira página e solicitar ao supervisor que assine, entregar na CGEx para aprovação da coordenadoria. Obs.: Só poderá ser utilizado o modelo do Ifes);

Termo de Compromisso de Estágio - 3 vias –(pode ser o modelo do Agente de integração ou da Unidade concedente, caso não tenha a CGEx tem o modelo) ;

Apólice de seguro contra acidentes pessoais – 1 cópia (esse documento deverá ser providenciado junto a unidade concedente – local onde acontecerá o estágio).

OBS: Os documentos não podem conter rasuras e devem ser entregues devidamente preenchidos e assinados à CGEx no mínimo 10 dias antes do início do estágio.

Somente após a entrega dos documentos supracitados, devidamente preenchidos e assinados, iniciará a tramitação para aprovação ou não do estágio, sendo assim a data a ser considerada para início do estágio será a partir da aprovação do mesmo.

Em caso de estágio em andamento, a cada seis meses do período de estágio o aluno deverá apresentar o relatório periódico parcial.
- Relatório periódico parcial

Ao término do estágio o aluno deverá apresentar os seguintes documentos:
- Relatório final de estágio

Caso exista a oportunidade de renovação do contrato, dentro das especificações estabelecidas pela legislação vigente referente ao estágio, o aluno deverá providenciar o Termo Aditivo.
- Termo Aditivo ao termo de compromisso de estágio

Caso o estágio seja encerrado antes do período vigente no Termo de Compromisso deverá ser apresentado à CGEx o Termo de rescisão de Estágio.

- Termo de rescisão de Estágio

Fim do conteúdo da página