Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Ifes Nova Venécia inaugura museu interativo “Casa da Terra”
Início do conteúdo da página

Ifes Nova Venécia inaugura museu interativo “Casa da Terra”

Publicado: Quarta, 16 de Abril de 2025, 15h35 | Última atualização em Quarta, 16 de Abril de 2025, 15h36

Agende uma visita e venha conhecer


Na última segunda-feira, 15 de abril, o Ifes Campus Nova Venécia realizou a inauguração da Casa da Terra, um museu interativo sediado no campus e voltado à divulgação das geociências e da educação ambiental. A primeira visita foi aberta à comunidade interna da instituição, que pôde conhecer de perto os ambientes, oficinas e tecnologias oferecidos pelo espaço.


A Casa da Terra reúne uma variedade de experiências educativas, como exposições de rochas, minerais e solos, além de oficinas que utilizam os sentidos, a arte e a tecnologia como ferramentas de ensino. O espaço conta também com o Jardim dos Sentidos, o uso de realidade virtual e jogos educativos voltados ao raciocínio lógico, à criatividade e à sustentabilidade.
O museu é fruto de diversos projetos de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos no campus, com apoio da Fapes, SEDU e participação ativa de estudantes bolsistas. Entre os projetos envolvidos estão o Mãos na Terra, o Terra Viva, o Terrarium e o Museu Virtual de Geociências (MUVIGEO).


Ao longo do ano, a Casa da Terra oferecerá oficinas, cursos e visitas guiadas voltadas à comunidade externa, especialmente escolas da rede pública e privada da região norte e noroeste do Espírito Santo. O agendamento de visitas será feito via WhatsApp, disponível nos canais oficiais dos projetos. (clique aqui) 


O espaço reforça o compromisso do Ifes com a popularização científica, a valorização da ciência produzida por mulheres e o incentivo à formação crítica e sustentável dos estudantes.

registrado em:
Fim do conteúdo da página