Estudantes do curso técnico em Meio Ambiente apresentam projetos com foco em sustentabilidade e impacto social
Formandos 2024/2 - turma MA05
Na última terça-feira (04/12), os alunos da turma MA05 do curso técnico em Meio Ambiente do Ifes Campus Nova Venécia apresentaram os relatórios finais de seus Projetos Integradores em um seminário realizado no Laboratório de Práticas de Ensino de Geografia (Lapeg). O evento marcou o encerramento de uma trajetória acadêmica iniciada no primeiro semestre do curso e destacou propostas criativas e comprometidas com soluções para problemáticas ambientais locais.
Projetos apresentados
1️⃣ Recursos Hídricos: A Poluição do Rio Cricaré
Desenvolvido pelos estudantes Emanuele Souza Lopes, Iara Miranda Laurenço, Michel Tenis Seibel e Sollayne Ignácio Felício, o trabalho abordou o delicado estado das águas do Rio Cricaré, principal corpo hídrico de Nova Venécia. A pesquisa revelou variações no Índice de Qualidade da Água (IQA) ao longo de diferentes pontos do rio, destacando os impactos de efluentes urbanos no ecossistema.
O grupo propôs soluções práticas e inovadoras, como a implantação de fossas sépticas, o uso de ilhas flutuantes e ações de educação ambiental para conscientizar a população local sobre a importância da preservação do rio.
2️⃣ Agroturismo no Sítio Paraíso das Plantas: Incentivo ao Turismo Local, Geração de Renda e Preservação Ambiental
Os alunos Admilson Lopes Da Conceição, Isadora Mauri Pessin, Julya Souza Soares e Karoline Vialle Righetti destacaram o potencial do agroturismo como uma ferramenta de preservação ambiental e desenvolvimento econômico. O trabalho explorou a história do Sítio Paraíso das Plantas e propôs ações como trilhas educativas, chalés sustentáveis, áreas de camping e serviços diferenciados, como cestas de piquenique com produtos locais.
A proposta enfatizou ainda o papel do marketing digital para atrair visitantes e promover o turismo ecológico como alternativa viável e inovadora para a região.
Reconhecimento e encerramento
Ao final das apresentações, os professores orientadores elogiaram a qualidade técnica dos trabalhos e a dedicação dos alunos ao longo dos semestres. A realização dos projetos contou com a contribuição de professores de diferentes disciplinas, como Eduardo Lucindo Rodrigues da Cunha, Kesia Zoteli de Oliveira Delevedove, Adilson Marcio Coelho e outros, que participaram do desenvolvimento dos Projetos Integradores ao longo de quatro semestres.
Mais do que celebrar o encerramento de um ciclo acadêmico, o seminário plantou sementes para um futuro mais sustentável, mostrando que a educação aliada à ação é o caminho para transformar desafios em oportunidades.
Redes Sociais