Página inicial > Notícias > NEAA promove ação ambiental para adensamento florestal no Rio Cricaré

NEAA promove ação ambiental para adensamento florestal no Rio Cricaré

Publicado: Quinta, 17 de Outubro de 2024, 14h31 | Última atualização em Quinta, 17 de Outubro de 2024, 14h31

Foram plantadas 600 mudas

No dia 14 de outubro, o Núcleo de Estudos Ambientais e Agroecologia (NEAA) do IFES Campus Nova Venécia realizou a ação "Plantando o Amanhã: Adensamento Florestal - Ajudando a Deixar o Rio Cricaré Mais Verde"  no espaço do Campus que margeia o Rio Cricaré. A iniciativa teve como objetivo conscientizar sobre a preservação ambiental e promover o adensamento de plantas nativas nas margens do Rio Cricaré.

A atividade contou com a participação de alunos do ensino médio integrado do Curso de Mineração, V28 e V30, que foram orientados pelo professor Dr. Gustavo Tavares e pelo servidor administrativo Alberto Cabral. Durante o evento, os estudantes realizaram o plantio das 600 mudas de árvores nativas da mata Atlântica e tiveram a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, contribuindo diretamente para a sustentabilidade local e aprendendo sobre a importância da conservação dos ecossistemas.

A ação foi realizada com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente de Nova Venécia, do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IEMA), das empresas INOVE e Plantio Brasil, do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (IDAF) e da Família do Sítio Fleguer. A colaboração entre essas instituições reforça o compromisso coletivo em prol de um futuro mais verde e saudável.

Para o NEAA e o IFES Nova Venécia, essa iniciativa faz parte de uma missão contínua de promover a educação ambiental e de incentivar a participação ativa dos estudantes em práticas que beneficiem o meio ambiente. "Como instituição pública, temos o dever de educar e de contribuir para a sustentabilidade da nossa região. Ações como esta são essenciais para garantir um futuro melhor para todos," destacou o professor Dr. Gustavo Tavares.

Com essa atividade, o NEAA reafirma a importância de mobilizar a comunidade escolar em torno de causas ambientais, incentivando a construção de uma consciência ecológica que perdure por toda a vida.