Página inicial > Notícias > Estudantes do Campus apresentam projeto de pesquisa em eventos científicos

Estudantes do Campus apresentam projeto de pesquisa em eventos científicos

Publicado: Sexta, 18 de Novembro de 2022, 13h27 | Última atualização em Segunda, 21 de Novembro de 2022, 11h07

O grupo propõe um modelo de uma casa eco sustentável.

Estudantes do 4º ano do Curso Técnico em Edificações do IFES - campus Nova Venécia e bolsistas da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) irão apresentar a pesquisa em que o grupo propõe um modelo de uma casa eco sustentável, a Casa Cricaré, como contribuição da arquitetura para a educação ambiental no contexto pós-pandemia.

O grupo irá realizar um total de três apresentações, em eventos científicos, sendo:
- Dia 22/11 às 14h30: apresentação de banner na quadra poliesportiva do Ifes Nova Venécia. Evento: Jornada de Integração do Ifes – Região Norte.
- Dia 01/12 às 09h10: apresentação oral no auditório da biblioteca CEUNES/UFES. Evento: Apresentações de resultados do PICJR região Norte, Fapes.
- Dia 08/12 às 08h: apresentação oral no auditório do Ifes campus Nova Venécia. Evento: Seminário de Apresentação de Projetos Integradores.

As apresentações fazem parte de uma intenção colaborativa que se apropria da arquitetura como ferramenta para integrar a Educação Ambiental no contexto regional. Acredita-se que movimentos dessa natureza apresentam um potencial de despertar nos sujeitos uma perspectiva holística e também de promover reflexões como ponto de partida para novas (des)construções sobre ser e estar no mundo, visando ao cuidado com o nosso planeta de forma mais consciente.

Essa pesquisa aborda o tema da educação ambiental no contexto pós-pandemia, tendo como objetivo principal desenvolver um roteiro instrutivo e projeto habitacional eco sustentáveis ​​de baixo custo como ferramentas de educação ambiental, contribuindo, assim, para a formação crítica da comunidade. O grupo responsável pelo desenvolvimento é composto pelos estudantes Bárbara Santana, Beatriz de Araujo, Guilherme Gambine, Lucas Pretti, Marianna Soares e Milena de Oliveira, com a orientação dos professores Ma. Luiza Baptista e Me. Alexandre Fiorotti.