Página inicial > Notícias > Início do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID)

Início do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID)

Publicado: Sexta, 04 de Novembro de 2022, 10h43 | Última atualização em Sexta, 04 de Novembro de 2022, 10h44

Término  previsto para  março de 2024

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) teve início no dia 13/10/2022, no laboratório de Práticas de Ensino de Geografia (LAPEG), com duração prevista até março de 2024 (18 meses). O programa consiste na concessão de bolsas a estudantes do curso de Licenciatura em Geografia do Ifes Campus Nova Venécia, que estejam no início de sua formação acadêmica, com intuito de ampliar sua experiência na educação básica desde o início de seus estudos.

Os bolsistas acompanham e auxiliam o trabalho de docentes da educação básica com atuação na mesma área de formação que os futuros licenciandos, potencializando sua formação inicial com essa experiência. Também há a concessão de bolsas para os docentes da educação básica contemplados pelo programa, os quais supervisionam a atuação dos bolsistas, sob coordenação de um professor da instituição de ensino superior com a mesma formação que o docente e os bolsistas e com comprovada produção acadêmica na área de educação e experiência na educação básica e na formação de professores. Tal ação objetiva ofertar também capacitação (na forma de formação continuada)  aos educadores da rede básica contemplados.

Na atual edição, o programa está sob coordenação do professor Jaime Bernardo Neto, sendo executado mediante parceria do curso de Licenciatura em Geografia do campus Nova Venécia com a rede municipal de ensino de Nova Venécia. A escola contemplada, mediante seleção via edital, foi a EMEF Veneciano, tendo a professora Marlene Correa Jorge como supervisora na referida instituição de ensino.