Página inicial > Notícias > Curso de Licenciatura em Geografia realiza aulas de campo

Curso de Licenciatura em Geografia realiza aulas de campo

Publicado: Sexta, 24 de Junho de 2022, 08h49 | Última atualização em Sexta, 24 de Junho de 2022, 08h49

Três campos foram realizados esse mês

A Coordenadoria do Curso de Licenciatura em Geografia, do Ifes Nova Venécia, realizou  no mês de junho três aulas de campo em diferentes componentes curriculares. Segundo os professores do curso,  a partir do momento em que os estudantes conseguem visualizar e compreender os diferentes fenômenos que ocorrem no espaço geográfico de forma concreta, novas possibilidades de aprendizagem se abrem favorecendo a construção do conhecimento. Nas aulas de campo, os estudantes puderam estudar aspectos ambientais, sociais, econômicos, culturais e políticos que ocorrem diariamente, mas que, sem a devida abordagem, acabam, passando despercebidos durante o seu dia a dia.

Entre os dias 02 e 05 de junho, o campo foi realizado no Parque Estadual do Sumidouro, localizado na cidade mineira de Lagoa Santa. As atividades foram planejadas pela professora Manuela Corrêa Pereira na disciplina optativa de Tópicos Especiais de Ensino/Geografia: Espeleologia. Nesse campo, participaram das atividades, ainda, os estudantes do Curso Técnico Concomitante em Meio Ambiente matriculados na disciplina Ecoturismo e Unidades de Conservação.

Já no dia 08 de junho, as atividades de campo foram planejadas pela professora Ariadna Pereira Siqueira Effgen, que ministra a disciplina Educação de Jovens e Adultos. Os estudantes realizaram uma visita imersiva ao  Centro de Detenção Provisória de São Domingos do Norte - ES, unidade prisional que oferta EJA. Numa experiência formativa ímpar, os estudantes puderam conhecer a estrutura da unidade, dialogar com a equipe gestora  e acompanhar de perto o trabalho realizado com os encarcerados que frequentam a sala de aula.

No dia  16 de junho, foi a vez de conhecer a história de luta e resistência da Comunidade Quilombola do Linharinho, localizada no município de Conceição da Barra - ES. Acompanhados pelos professores Jaime Bernardo Neto (Geografia Política e Geopolítica / Formação do Território Brasileiro), Hedeone Heidmam da Silva (Cartografia Temática) e Larissa de Albuquerque Silva (Sociologia Geral), os estudantes vivenciaram um dia nessa comunidade. Na ocasião, foram ouvidas as principais lideranças que resgataram a história de luta e resistência dessa comunidade, assim como os desafios que ainda têm pela frente. Um dos destaques da atividade foi a visita ao Ponto de Memória da comunidade, ambiente de troca de experiências, formação de lideranças e local de manifestações culturais e religiosas. Além disso, os estudantes juntamente com a comunidade realizaram a demarcação simbólica da área reivindicada como território quilombola, que há mais de dez anos aguarda sanção  das instâncias superiores.