Página inicial > Notícias > Estudantes do primeiro ano do Ensino Médio integrado desenvolvem projeto alimentAÇÃO

Publicado: Quinta, 04 de Novembro de 2021, 14h26 | Última atualização em Quinta, 04 de Novembro de 2021, 14h26

Sob orientação dos educadores Douglas Colombi Cuquetto & Jaqueline Frigerio Donadia.

Os alunos do primeiro ano do Ensino Médio, integrado, dos cursos de Edificações ( turma V21) e Mineração ( turmas V24 e V26) do Ifes Nova Venécia desenvolveram, sob orientação dos educadores Douglas Colombi Cuquetto ( professor de Educação Física) & Jaqueline Frigerio Donadia ( professora de Química), o projeto AlimentAÇÃO, que é uma ação do Projeto de extensão Aprendizagem Ativa, e traz uma integração entre a disciplina de Química e Educação Física.

O livro digital, gerado no final do projeto, é um transbordar que representa um movimento de integração entre conceitos científicos de Educação Física e Química, através de atividades vivenciais e encontros virtuais que proporcionaram reflexões sobre hábitos alimentares, reconexão e cuidados com o ser natureza, gerando escolhas conscientes, além de divulgação científica. “No livro você encontrará receitas baseadas na lógica da horta ao prato, criadas e degustadas por nós e nossas famílias, com muita liberdade para criar, sentir e dialogar” disse a professora Jaqueline.

Os objetivos de aprendizagem do projeto foram: facilitar reflexões para o autoconhecimento e autorresponsabilidade; refletir sobre os prejuízos sociais, pessoais e ambientais, gerados por uma alimentação não-consciente; fazer escolhas alimentares mais saudáveis alinhadas à consciência planetária; entender os efeitos corporais da alimentação; compreender as composições químicas dos alimentos e identificar os efeitos dos agrotóxicos em organismos vivos.
Este projeto foi uma verdadeira viagem imersiva pelo ambiente alimentar, percebendo como este mundo permeia não apenas composições químicas nutricionais ou reações metabólicas, mas compreendendo a alimentação também como um ato político.

Baixe o livro de receitas aqui.