Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Acontecerá no dia 22/07 a live: Mulheres quilombolas: territórios de existências negras femininas
Início do conteúdo da página

Acontecerá no dia 22/07 a live: Mulheres quilombolas: territórios de existências negras femininas

Publicado: Sexta, 16 de Julho de 2021, 14h50 | Última atualização em Sexta, 16 de Julho de 2021, 14h51

Acontecerá no dia 22 de julho de 2021, às 19h, pelo canal do Youtube do Ifes Nova Venécia, uma live aberta a toda a comunidade com o tema: Mulheres quilombolas: Territórios de existências negras femininas , que contará com a participação de Selma Dealdina e Givânia Silva, autoras do livro de mesmo tema, e mediada pela professora do campus, Cirleia Silva de Oliveira.


Essa roda de conversa é um momento de reflexão sobre as questões étnico-raciais com conteúdo de qualidade, fruto de uma dinâmica social que precisa ser compreendida e mudada em prol da redução das desigualdades e reconhecimento das lutas do povo negro. Assim, para que mais uma vez não seja invisibilizado o dia Internacional da Mulher Negra, Latino Americana e Caribenha, o convite às autoras serve para representar as mulheres que são maioria nos territórios quilombolas, lideram as organizações comunitárias e são guardiãs dos saberes tradicionais, mas que, em contrapartida, sofrem o racismo estrutural de forma ainda mais dura em comparação aos homens.

Pela primeira vez, as vozes dessas mulheres estão reunidas no livro “Mulheres Quilombolas: Territórios de existências negras femininas”, ratificando a ideia de que, quando uma mulher negra se movimenta, toda a sociedade se movimenta com ela. O livro tem o Selo que homenageia Sueli Carneiro e é coordenado por Djamila Ribeiro.

Então não deixe de participar!

registrado em:
Fim do conteúdo da página