Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Aluna do campus atualiza dados da pesquisa intitulada: “Potencialidades da Geoinformação frente ao Covid-19”
Início do conteúdo da página

Aluna do campus atualiza dados da pesquisa intitulada: “Potencialidades da Geoinformação frente ao Covid-19”

Publicado: Quinta, 10 de Junho de 2021, 16h48 | Última atualização em Sexta, 11 de Junho de 2021, 16h56

Continuidade da pesquisa iniciada em 2020 no município de Nova Venécia


A aluna Julia Torres Moulin Campos, pesquisadora do 3º ano integrado de Mineração, orientada pelo servidor Guilherme Gonçalves Coswosk, desenvolve, desde abril/2020, uma pesquisa intitulada: "Potencialidades da Geoinformação frente ao Covid-19", que faz parte do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC JR). A pesquisa consiste em fazer um mapeamento dos casos confirmados de Covid -19 no perímetro urbano da cidade de Nova Venécia. A primeira fase da pesquisa compreendeu o período de abril a outubro de 2020 e agora, com a atualização dos dados coletados neste mesmo local, os mapas foram atualizados até abril de 2021.

Os dados da Covid-19 no município de Nova Venécia foram obtidos por meio do painel informativo do Espírito Santo e associados a um Sistema de Informação Geográfica (SIG), com bases cartográficas do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN). Após preenchimento dos atributos das geoinformações e aplicação de simbologias classificadas em intervalos de dados, chegou-se nos seguintes mapas: Mapa 01, Mapa 02, Mapa 03 e Mapa 04.

Esse mapeamento é importante, visto que busca compreender e apresentar as potencialidades da geoinformação mediante ao Covid-19, trazendo à população informações claras de quando e onde ocorreram os casos da Covid-19. Diante disso, a atualização mostrará a evolução da pandemia por meio desse levantamento de dados realizados até abril deste ano.

Baseando-se nessas informações, a pesquisadora e o orientador esperam obter como feedback medidas de enfrentamento à Covid-19. Assim, para concluir a pesquisa, é necessário o feedback (anônimo) de pessoas que apreciaram os mapas exibidos, através deste link.

Participe!!!

registrado em:
Fim do conteúdo da página