Aluna do campus atualiza dados da pesquisa intitulada: “Potencialidades da Geoinformação frente ao Covid-19”
Continuidade da pesquisa iniciada em 2020 no município de Nova Venécia
A aluna Julia Torres Moulin Campos, pesquisadora do 3º ano integrado de Mineração, orientada pelo servidor Guilherme Gonçalves Coswosk, desenvolve, desde abril/2020, uma pesquisa intitulada: "Potencialidades da Geoinformação frente ao Covid-19", que faz parte do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC JR). A pesquisa consiste em fazer um mapeamento dos casos confirmados de Covid -19 no perímetro urbano da cidade de Nova Venécia. A primeira fase da pesquisa compreendeu o período de abril a outubro de 2020 e agora, com a atualização dos dados coletados neste mesmo local, os mapas foram atualizados até abril de 2021.
Os dados da Covid-19 no município de Nova Venécia foram obtidos por meio do painel informativo do Espírito Santo e associados a um Sistema de Informação Geográfica (SIG), com bases cartográficas do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN). Após preenchimento dos atributos das geoinformações e aplicação de simbologias classificadas em intervalos de dados, chegou-se nos seguintes mapas: Mapa 01, Mapa 02, Mapa 03 e Mapa 04.
Esse mapeamento é importante, visto que busca compreender e apresentar as potencialidades da geoinformação mediante ao Covid-19, trazendo à população informações claras de quando e onde ocorreram os casos da Covid-19. Diante disso, a atualização mostrará a evolução da pandemia por meio desse levantamento de dados realizados até abril deste ano.
Baseando-se nessas informações, a pesquisadora e o orientador esperam obter como feedback medidas de enfrentamento à Covid-19. Assim, para concluir a pesquisa, é necessário o feedback (anônimo) de pessoas que apreciaram os mapas exibidos, através deste link.
Participe!!!
Redes Sociais