Página inicial > Notícias > Ifes lança editais do processo seletivo para cursos técnicos

Ifes lança editais do processo seletivo para cursos técnicos

Publicado: Quarta, 30 de Dezembro de 2020, 13h20 | Última atualização em Quarta, 30 de Dezembro de 2020, 13h21

Inscrições começam no dia 11 de janeiro e serão feitas somente pela internet.

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) lançou nesta quarta-feira (30) os editais do processo seletivo para ingresso nos cursos técnicos da instituição, no primeiro semestre letivo de 2021. São ofertadas 3.688 vagas, no total, por meio de três editais: PS 11/2021 - Cursos técnicos integrados ao ensino médio; PS 12/2021 - Cursos técnicos concomitantes e subsequentes ao ensino médio; e PS 13/2021 - Cursos Proeja, para jovens e adultos.

As inscrições começam no dia 11 de janeiro e são gratuitas, sem a cobrança de nenhum tipo de taxa. Elas serão feitas exclusivamente on-line. Para quem não tiver acesso à internet, os campi do Ifes farão agendamento, seguindo todos os protocolos de biossegurança, de acordo com o cronograma que será divulgado no dia 8 de janeiro, na página referente ao processo seletivo.

O Campus Nova Venécia está ofertando vagas para os Cursos Técnicos Integrados: Edificações - 36 vagas e Mineração - 72 vagas

Análise de histórico escolar
Neste processo seletivo, não haverá aplicação de provas. Os candidatos aos cursos integrados (do PS 11/2021) passarão por análise de histórico escolar. Os cursos integrados são aqueles oferecidos a quem já tenha concluído o ensino fundamental (do 1º ao 9º ano) e tenha menos de 18 anos. Neles, o estudante faz o ensino médio e o técnico no Ifes, em curso único.

A análise do histórico vai considerar as notas finais de língua portuguesa, matemática, ciências, história e geografia, do 6º, 7º e 8º anos. O 9º ano não será considerado devido aos prazos para lançamento das notas pelas escolas de origem dos candidatos, em especial considerando a situação de pandemia. O sistema fará a média ponderada das notas e classificará os candidatos.

O estudante deve ficar atento à necessidade de conversão das notas para a escala de 0,00 a 100,00, caso já não estejam nesse formato, de acordo com as orientações do edital. Além disso, é preciso estar com a documentação exigida para comprovação das notas, que deverá ser anexada por meio do sistema na hora da inscrição (cópia digitalizada do boletim escolar oficial, ou histórico escolar ou certificado de conclusão do ensino fundamental pelo Encceja - neste último caso, acompanhado de histórico escolar ou documento escolar oficial equivalente).

Ações afirmativas (cotas)
Para todos os cursos, 50% das vagas são reservadas às ações afirmativas, que contemplam quem tenha cursado todo o ensino fundamental em escola pública. As ações são divididas em duas partes, seguindo critérios de renda: metade das vagas para quem tem renda familiar per capita igual ou menor a R$ 1.567,50 e metade das vagas sem necessidade de comprovação de renda. Dentro cada uma dessas metades, há a reserva para quem se autodeclara preto, pardo, indígena, ou de outras etnias, e ainda pessoa com deficiência.

O candidato fará a opção pela ação afirmativa a que pode concorrer ou pelas vagas de ampla concorrência no momento da inscrição. Tanto no sorteio quanto na análise de histórico escolar, a classificação dos candidatos será feita entre os inscritos para cada curso e tipo de ação afirmativa ou ampla concorrência.

Confira abaixo o edital completo:

PS 11/2021 - Cursos técnicos integrados ao ensino médio