Página inicial > Notícias > Alunos do campus produzem podcasts sobre a Covid-19

Alunos do campus produzem podcasts sobre a Covid-19

Publicado: Segunda, 21 de Dezembro de 2020, 13h10 | Última atualização em Segunda, 21 de Dezembro de 2020, 13h10

As gravações já estão disponíveis para serem ouvidas.

Os alunos do 3º ano do campus Nova Venécia, dos cursos de Edificações (M19) e Mineração (M20), foram convidados pelas professoras Jaqueline Frigerio Donadia (disciplina de Química) e Mariana Brugger Silva (disciplina de Biologia) a realizar a criação de podcasts sobre a COVID-19 entre o período de maio a outubro de 2020.

O projeto Podcast foi elaborado como uma proposta avaliativa, envolvendo os componentes curriculares das disciplinas de Química e Biologia. Com o viés de observação do tempo presente e assuntos que fizessem parte da rotina dos estudantes, o tema escolhido, então, foi o Coronavírus. Dentro de uma temática ampla, cada grupo produziu seu podcast como um recorte de informações a partir da pesquisa e escolha de artigos científicos, compreendendo, nesse processo de busca e desenvolvimento, que as ciências trabalham juntas para a resolução de problemas.

Ansiando uma educação transformadora, as educadoras orientaram o projeto, propondo que os estudantes protagonizassem pesquisas por informações em bases científicas que trouxessem conexão entre a Química e a Biologia e pudessem perceber conceitos estudados neste cenário sobre a covid-19, métodos de análise laboratoriais e até mesmo buscas por soluções com a corrida pela vacina.

Foi preciso decidir sobre temas que fizessem mais sentido para o grupo, tomar decisões, fazer reuniões on-line tanto com o grupo quanto com as orientadoras, elaborar roteiros, aprender sobre edição de podcasts e ter muita resiliência para trabalhar em equipe e coragem para compartilhar conhecimento. São aprendizados que transcendem nota, possuem valores e significado, fazem sentido a quem se propõe a estar neste caminho de construção do ser. “Como educadoras, compreendemos que a alegria e o aprendizado também fazem parte do educar”, afirma a Profª Jaqueline.

Segundo as professoras envolvidas no projeto, o projeto Podcast é o recorte de uma jornada incrível pelas ciências e, como educadoras, queremos compartilhar nossa alegria em conviver com estudantes interessados e dispostos a aprender.

Clique e ouça agora os podcasts: M19 e M20