Página inicial > Notícias > O Campus Nova Venécia realizará a Semana da Consciência Negra 2020

O Campus Nova Venécia realizará a Semana da Consciência Negra 2020

Publicado: Quinta, 05 de Novembro de 2020, 12h30 | Última atualização em Quinta, 05 de Novembro de 2020, 12h33

O evento será online e a partir do dia 10/11

O campus Nova Venécia realizará entre os dias 10/11 e 13/11 a Semana da Consciência Negra 2020. O evento terá um formato online e haverá certificação para os participantes.

A transmissão acontecerá todos os dias às 19h pelo link: bit.ly/ConscienciaNegraIfesNV e é aberto a todo público.

Confira a programação do Evento:

- 10/11 Live Tema “Racismo estrutural e Racismo institucional: O que é e como combatê-los”

Palestrante: Leonor Franco de Araujo (currículo abaixo)

Mediadora: Profª Cirleia Silva de Oliveira

- 12/11  Live Tema - "Trajetórias e experiências através da cultura negra"

Palestrante: Mestre Claudio Nascimento (currículo abaixo)

Mediadora: Profº Gustavo Rovetta Pereira

- 13/11 Live Tema “Educação quilombola: perspectivas e desafios”

Palestrante: Profª Olindina Serafim Nascimento (currículo abaixo)

Mediadores: Prof Jaime Bernardo Neto e Amanda Trindade de Araújo Souza

Clique aqui e participe!!!

Currículo dos palestrantes:

Leonor Franco de Araújo

Professora da Universidade Federal do Espírito Santo, Departamento de História CCHN/UFES, atuando principalmente nos seguintes temas: Brasil, Espírito Santo, comunidades negras e quilombolas, escravidão, racismo e currículo. Mestra em História Social das Relações Políticas, pela UFES, 2003 a 2005. Especialização em Educação (Formação e Práxis do Professor). 1999 – 2000, UFES. Especialização em História das Sociedades Agrárias.1984 – 1986,Universidade Federal de Goiás. Presidente Nacional do Instituto Ganga Zumba, entidade do Movimento Negro Brasileiro. Conselheira do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial – CNPIR/SEPPIR/PR. Subsecretária de Movimentos Sociais da Casa Civil do Governo do estado do Espírito Santo, entre os anos de 2012 e 2014. Presidente do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial do ES, gestão 2012 a 2014. Entre os anos de 2007 e 2010 foi Coordenadora Geral de Diversidade junto a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade SECAD/MEC, onde atuou nas áreas da Educação Etnico-racial, Quilombola, presidindo a CADARA (Comissão Nacional para Assuntos Educacionais relacionados aos Afrodescendentes). Trabalhou na Secretaria Especial de Politicas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República SEPPIR/PR, como Gerente Nacional do Programa Brasil Quilombola, entre 2011 e 2012.. Foi Coordenadora Geral do programa Conexões de Saberes, na UFES, em convênio com o MEC/SECAD, de dezembro de 2005 a junho de 2007. Coordenadora Estadual do Fórum Capixaba de Pré-vestibulares Comunitários entre 2006 e 2007. Coordenadora do núcleo de estudos afro-brasileiros (NEAB/UFES) entre os anos de 2005 e 2007, e agora em nova gestão 2016 a 2018. Subsecretária de Estado de Movimentos Sociais do Governo do ES entre os anos de 2012 e 2014.Membro da comissão pró-cotas da UFES. Membro do Conselho Municipal do Negro da Prefeitura Municipal de Vitória nos períodos: 1999-2000; 2001-2002; 2007-2009. Membro da Comissão Regimental pró-cotas criada em fevereiro de 2005 pelo Magnifico Reitor da UFES. Membro do movimento negro pró-cotas, que reuniu lideranças do movimento negro capixaba para formulação de projeto de cotas para UFES, em 2006.

Mestre Claudio Nascimento

Nascido no Rio de Janeiro, começou a aprender capoeira em 1968 com o Mestre Gil Velho do Grupo Senzala, anos mais tarde fez a transição para a Capoeira Angola, sendo formado mestre pelo Mestre Neco no Grupo de Capoeira Angola Pelourinho. Grupo fundado pelo Mestre Moraes no Rio de Janeiro, que segue a linhagem da Escola de Mestre Pastinha dentro da Capoeira Angola, tendo Mestre João Grande como seu representante máximo. Em 1988, quando morava na Holanda, Mestre Claudio fundou o Grupo de Capoeira Angola “Volta ao Mundo”, que possui núcleo no Rio de Janeiro (onde já formou a Contramestra Mariana), em Vitória (sob responsabilidade da Contramestra Ananda), além disso, o grupo possui núcleos consolidados em Alegre – ES, Trancoso - BA e Dois Irmãos – RS. Para além da Capoeira Angola, Mestre Claudio, ministra aulas de Dança Afro (dos Orixás), Percussão, Samba, tendo desenvolvido junto a seus discípulos(as) inúmeros projetos com crianças de comunidades do Rio de Janeiro e da Grande Vitória, em escolas e comunidades quilombolas. Além da atuação no Brasil, também, já ministrou aulas em mais de 30 países, dentre eles, México, África do Sul, Japão, França, Holanda e Argentina.

Olindina Serafim Nascimento

Mestra em E ducação- UFES, doutoranda em educação - UFF/RJ, membro do GT de educação quilombola do Sapê do Norte, Militante do Movimento negro unificado- MNU, do Núcleo estadual de mulheres Negras e do Fórum de mulheres do E.S.