Página inicial > Notícias > Inscrições abertas para a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica e para a Mostra Brasileira de Foguetes

Publicado: Sexta, 23 de Outubro de 2020, 15h36 | Última atualização em Sexta, 23 de Outubro de 2020, 15h38

As inscrições ocorrem até 02/11.

A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e a Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) são eventos abertos à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, sem exigência de número mínimo ou máximo de alunos. Podem participar da OBA e da MOBFOG estudantes do primeiro ano do ensino fundamental até discentes do último ano do ensino médio, sendo que da MOBFOG também podem participar alunos do ensino superior.

Devido à pandemia, a realização da OBA será virtual e ocorrerá nos dias 12 e 13 de novembro de 2020, devendo as escolas optarem por um dos dias disponíveis. Sendo assim, no campus Nova Venécia, a prova será realizada no dia 12 de novembro, pois, caso ocorra algum problema de conexão com a internet do aluno, ele ainda terá a possibilidade de realizar a prova no dia 13. A OBA continua com uma só fase com 10 questões, a maior parte dela de múltipla escolha, sendo 7 questões de Astronomia e 3 de Astronáutica. Inscreva-se aqui para a OBA até o dia 02/11.

A MOBFOG poderá ser realizada na forma presencial, no entanto, também há uma opção de foguete virtual, com data-limite para lançamento de foguetes até o dia 13 de novembro de 2020. Na modalidade da MOBFOG VIRTUAL, o aluno precisará projetar um foguete usando o software OPENROCKET.INFO para que alcance o maior apogeu (altura vertical) possível, a partir de certas restrições que serão divulgadas. Para participar da MOBFOG, inscreva-se aqui até 02/11.