Página inicial > Notícias > Prazo para trancamento e quarta etapa de matrícula começa hoje

Prazo para trancamento e quarta etapa de matrícula começa hoje

Publicado: Quarta, 10 de Junho de 2020, 13h47 | Última atualização em Quarta, 10 de Junho de 2020, 13h48

O campus Nova Venécia informa um novo prazo para solicitar Trancamento (Cursos Técnicos e de Graduação) e Quarta Etapa de Matrícula (apenas Curso de Graduação) para 2020/1, devido às demandas das atividades pedagógicas não-presenciais (APNP) nos Cursos Técnicos e de Graduação do Ifes.

A Quarta Etapa de Matrícula permite o cancelamento de matrícula em componente(s) curricular(es) e a solicitação de inclusão em componente(s) curricular(es) obrigatório(s), optativo(s) e eletivo(s) ofertado(s) pelo curso. Para fazer a solicitação, o aluno deve acessar o QAcadêmico no período de 10 a 18 de junho de 2020. A análise da solicitação será feita pela Coordenadoria de Registros Acadêmicos (CRA) e o resultado será encaminhado no dia 24/06/2020 para o e-mail do aluno.

O Trancamento de matrícula significa a interrupção total das atividades acadêmicas sem perda de vínculo com a Instituição e pode ser solicitado por todos os estudantes do campus, inclusive os ingressantes. Caso seja menor de idade, o procedimento deve ser requisitado pelo pai ou responsável legal.

O prazo para requerer o trancamento para 2020/1 é de 10 a 30 de junho de 2020. O requerimento deve ser enviado por e-mail (secretariaaluno.nv@ifes.edu.br) e estruturado da seguinte forma:

• Assunto: Trancamento de Matrícula;
  • No texto do e-mail, deverão ser informados os dados cadastrais do estudante (nome completo do aluno, dos pais ou responsáveis, número de matrícula, turma, curso, período) e a justificativa da solicitação: de acordo com o artigo 24 da Resolução CS nº 01/2020. Frisa-se que é preciso esclarecer o motivo pelo qual o estudante não consegue acompanhar a APNP.

Os pedidos recebidos serão encaminhados para análise das Coordenadorias (no caso de Curso Técnico) ou Colegiados (Curso Superior), que emitirão parecer de deferimento ou indeferimento, sendo o resultado divulgado pela CRA no dia 10/07/2020, no e-mail do aluno. Somente após a divulgação do resultado, o estudante que tiver seu pedido deferido estará dispensado das atividades.

Ainda é importante salientar que o resultado obtido após o trancamento e a quarta etapa de matrícula não implicará a obrigatoriedade de ofertas extras de componentes curriculares no período letivo de 2020/2.

A Reabertura de Matrícula estará condicionada ao disposto nos Regulamentos da Organização Didática dos Cursos Técnicos e de Graduação do Ifes.