Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Grupo Geamin recebe a visita da equipe do Cetem
Início do conteúdo da página

Grupo Geamin recebe a visita da equipe do Cetem

Publicado: Segunda, 30 de Março de 2020, 09h20 | Última atualização em Segunda, 30 de Março de 2020, 10h07

A parceria visa à mútua cooperação técnica entre os projetos do Ifes e do Cetem.

Nos dias 16 e 17 de março, o Grupo de Estudos Avançados em Geologia e Mineração (Geamin) recebeu a visita da equipe do Centro de Tecnologia Mineral (Cetem), de Cachoeiro de Itapemirim, liderada pelo Engenheiro de Minas Francisco Hollanda.

No primeiro dia da visita, foram apresentados os laboratórios de Tratamento de Minérios, Caracterização de Rochas Ornamentais, Descrição de Rochas Macroscópicas, Paleontologia e Descrição Mineralógica e Petrográfica Microscópica. Ademais, houve a entrega de amostras do rejeito de rocha ornamental, já preparadas em nosso campus, para análise por FRX (Fluorescência de Raios-X) nos laboratórios do Cetem, parceria firmada através de Termo de Cooperação Técnica entre Ifes e Cetem.

No dia 17 de março, representantes do Geamin e do Cetem visitaram empresas da região - Graniti Export, Cerâmica Lubiana e Concremix – objetivando proposta de parceria para execução de planta piloto, a fim de se normatizar, por meio de norma padrão NBR da ABNT, o uso do rejeito de rocha ornamental em cerâmicas e artefatos de concreto. Na ocasião, foram realizadas coletas de amostras e preparação para ensaios subsequentes.

Esse trabalho em conjunto visa à mútua cooperação técnica entre projetos do Ifes campus Nova Venécia (Caracterização Química e Física do Rejeito de beneficiamento de Rocha Ornamental) e o projeto de normatização do uso do rejeito de rocha ornamental do Cetem.

O Geamin é um grupo de pesquisa que desenvolve dois projetos no intuito de realizar a caracterização do rejeito para destiná-lo a um aproveitamento sustentável, seja por meio da geração de um novo produto, seja pela utilização do rejeito em produtos já existentes. O grupo conta com dois alunos bolsistas (Yargo Alves Boldrini e Joicy Ferreira Leite), além dos seguintes pesquisadores: Rômulo Furtado Faria, Raphael Melo Borges, Bruno do Vale Miotto, Mateus Zimmer Dietrich, Gilberto Lobo Junior, Lincoln Ribeiro Maia de Resende e Marcos Hortolani Boldrim.

IMG 20200318 WA0009

Veja mais fotos em nossas redes sociais:@ifesnv

registrado em:
Fim do conteúdo da página