Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Grupo GEAMIN conclui mais uma etapa dos Projetos de Pesquisa
Início do conteúdo da página

Grupo GEAMIN conclui mais uma etapa dos Projetos de Pesquisa

Publicado: Quinta, 12 de Março de 2020, 10h26 | Última atualização em Quinta, 12 de Março de 2020, 10h27

“Caracterização Química do Rejeito de beneficiamento de Rocha Ornamental” e “Caracterização Física do Rejeito do Beneficiamento de Rochas Ornamentais”.

O Grupo de Estudos Avançados em Geologia e Mineração (GEAMIN) realizou nos dias 04 e 10 de março, no Laboratório de Mineralogia e Petrografia Microscópica do campus, mais uma etapa dos projetos de pesquisa para caracterização química e física do rejeito de beneficiamento de rochas ornamentais. O GEAMIN é um grupo de pesquisa que desenvolve dois projetos com objetivo de realizar a caracterização do rejeito com finalidade de destiná-lo a um aproveitamento sustentável, seja por meio da geração de um novo produto, seja pela utilização do rejeito em produtos já existentes.

A fase concluída neste mês consistiu na descrição mineralógica por lupa estereoscópica e edição fotográfica das amostras referentes aos projetos de Caracterização Física e Química do Rejeito de Beneficiamento de Rocha Ornamental. Os estudantes bolsistas Yargo Alves Boldrini e Joicy Ferreira Leite, acompanhados pelo técnico de laboratório/Mineração, Bruno do Vale Miotto, fizeram o registro fotográfico por lupa estereoscópica das amostras com ampliação de 30 e 35 vezes. Posteriormente, eles realizaram a edição das fotos por software específico, inserindo escala, medindo granulometria, identificando os minerais da amostra e elaborando a descrição detalhada de cada uma delas, concluindo, assim, mais uma etapa dos projetos.

Além dos integrantes já mencionados, o GEAMIN conta ainda com os seguintes pesquisadores: Rômulo Furtado Faria, Raphael Melo Borges, Gilberto Lobo Junior, Lincoln Ribeiro Maia de Resende e Marcos Hortolani Boldrim.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página