Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Intérprete de Libras do campus apresenta trabalho no IV Simpósio Nacional da Formação de Professor de Matemática
Início do conteúdo da página

Intérprete de Libras do campus apresenta trabalho no IV Simpósio Nacional da Formação de Professor de Matemática

Publicado: Segunda, 16 de Dezembro de 2019, 16h00 | Última atualização em Segunda, 16 de Dezembro de 2019, 15h50

O IV Simpósio Nacional da Formação de Professores de Matemática aconteceu na Ufes, de 22 a 24 de novembro.

No período de 22 a 24 de novembro de 2019, a intérprete de Libras do campus, Alessandra Márcia dos Santos Morandi Lepaus, participou do IV Simpósio Nacional da Formação de Professor de Matemática ocorrido na Ufes.

Durante o evento, Alessandra apresentou trabalho em forma de pôster intitulado Termos técnicos matemáticos na tradução e interpretação em Libras: desafios, pesquisa e criação. O trabalho foi aprovado no eixo temático Educação Inclusiva e Matemática e é resultado de um estudo realizado pela intérprete de Libras, pelo professor de Cálculo, José Gleydson Camata, e pelo professor de Geometria Analítica, Marcio Antonio do Vale.

A apresentação referente a este tema propicia uma reflexão sobre os desafios encontrados na formação do profissional da área de ensino de Matemática, em especial, professores atuantes nos conteúdos de exatas.

Tendo em vista o crescente número de estudantes com necessidades específicas, a apresentação mostrou que há possibilidade de aprendizagem dos alunos surdos em conteúdos tão complexos, fomentando diálogos e debates de propostas e perspectivas de melhorias na qualidade das aulas e do ensino.

A dificuldade de encontrar neologismos para terminologia nos conteúdos matemáticos sustentou a necessidade da equipe em investir na criação de sinais em Libras, como vetor, plano, derivada, função, entre outros.

Alessandra

Alessandra

Alessandra

registrado em:
Fim do conteúdo da página