Página inicial > Notícias > Roda de conversa sobre câncer de mama

Roda de conversa sobre câncer de mama

Publicado: Quarta, 30 de Outubro de 2019, 14h34 | Última atualização em Quarta, 30 de Outubro de 2019, 14h37

A roda de conversa foi organizada pelos professores da Coordenadoria de Geografia e pelos alunos da turma Geo05.

Na última quarta-feira (23), aconteceu uma roda de conversa sobre o câncer de mama organizada pelos professores da Coordenadoria de Geografia, Hedeone Heidmam da Silva e Amanda de Fátima Martin Catarucci, e pelos alunos da turma Geo05 (4º período do Curso de Licenciatura em Geografia).

Realizada no saguão do Prédio Acadêmico I, a dinâmica contou com um momento de orientação conduzido pela professora Amanda, que também discutiu alguns aspectos sobre masculinidade tóxica, relacionando os casos de abandono das mulheres em tratamento. Em seguida, a professora Eglieni Trevezani, convidada especial, relatou sua experiência no enfrentamento da doença em seus múltiplos aspectos: familiar, profissional e social. Após suas colocações, abriu-se espaço para perguntas, trocas e contribuições dos participantes.

O encerramento foi marcado pela exibição de animações produzidas pelos alunos da turma participante (Geo05) na disciplina de Projeto Especial de Ensino (PEE) em Geografia da População, visando desenvolver metodologias para o ensino dos conteúdos dos componentes curriculares específicos do curso nas escolas da educação básica.

Para realizar a atividade, os licenciandos foram orientados a utilizar a ferramenta gratuita Powtown. Organizados em 05 grupos, conforme as macrorregiões brasileiras, eles buscaram explicitar nos vídeos o percentual da população feminina de cada região, a incidência dos casos de câncer de mama, a taxa de mortalidade provocada pela doença, a escolaridade e renda média das mulheres atendidas, assim como as possibilidades de tratamento em cada região.

O professor Hedeone Heidmam destacou a importância de se abordar a Campanha Outubro Rosa nas escolas de ensino fundamental e médio, tendo em vista a difusão das informações sobre a doença, uma vez que as crianças e adolescentes compartilham essas informações com seus familiares. Na oportunidade, ele salientou também o potencial da atividade desenvolvida, visto que esta articulou os conteúdos específicos da disciplina com uma demanda social, tornando os alunos protagonistas em seu processo de formação.

Foi um momento de conscientização, informação e de troca de experiências, reforçando, assim, a importância de se dialogar sobre o assunto, além de ter propiciado atividades contextualizadas que se voltaram à correlação entre teoria e prática dos conteúdos e temas abordados em sala.

Outubro_Rosa
Outubro_Rosa Outubro_Rosa