Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Campus Nova Venécia aderiu ao Mutirão Nacional de Plantio de Árvores
Início do conteúdo da página

Campus Nova Venécia aderiu ao Mutirão Nacional de Plantio de Árvores

Publicado: Quarta, 09 de Outubro de 2019, 17h23 | Última atualização em Quarta, 09 de Outubro de 2019, 17h26

A participação é voluntária e cada um é protagonista local na ação do Mutirão.

As turmas concluintes em 2019 participaram do Mutirão Nacional de Plantio de Árvores representando o campus Nova Venécia. O movimento envolve diversas pessoas e instituições espalhadas pelo Brasil na semana de comemoração do Dia da Árvore, que neste ano aconteceu de 16 a 22 de setembro.

A ideia é plantar árvores em praças, ruas, quintais, propriedades rurais, áreas degradadas, margens de rios e de córregos. O objetivo principal é fazer do plantio de árvores uma cultura da sociedade, para que possa acontecer durante todo o ano. Essa iniciativa surgiu a partir de outros movimentos já existentes, como o Plantio Global, e do desejo da Transparência Ambiental de realizar uma ação desse tipo no estado do Espírito Santo.

Com grande adesão de instituições formando parcerias, foi necessário montar todo um sistema de divulgação, mobilização e logística para que o evento pudesse acontecer. Hoje, a organização do Mutirão no Espírito Santo está a cargo da Transparência Ambiental, do Programa Reflorestar e da Aefes (Associação dos Engenheiros Florestais do Espírito Santo).

Como houve manifestação de interesse de pessoas e instituições de outros estados em participar do Mutirão, foi preciso nacionalizar a proposta; para isso, buscou-se apoio de instituições com atuação nacional. Atualmente, três instituições fazem o papel de articuladores nacionais: o Observatório das Águas – OGA, o Movimento Nacional ODS – MNODS e a Articulação Nacional de Políticas Públicas de Educação Ambiental – ANPPEA.

Para disseminar a ideia do Mutirão, existe um grupo no facebook, intitulado Plantadores de Árvores, uma página também no facebook (@PlantioBrasil) e um e-mail personalizado: plantiobrasil@gmail.com.

A participação é voluntária e cada um é protagonista local na ação do Mutirão. Este é o princípio-mor desse movimento, que tem duas formas de funcionamento:
 - No estado do Espírito Santo: os interessados preenchem o formulário de adesão para solicitar o fornecimento gratuito de mudas nativas que são entregues no endereço especificado no próprio formulário. Em contrapartida, o participante tem apenas que se comprometer com a manutenção da ação e com o envio do relatório do plantio em forma de textos, imagens e vídeos.
- Em outros estados: a organização articula e mobiliza pessoas e instituições para se planejarem localmente buscando parcerias de viabilização do Mutirão.

No Espírito Santo houve adesão de donas de casa, proprietário rural, prefeituras, escolas, igrejas e ONGs, abrangendo quase 60 municípios. No Brasil, a adesão aconteceu em 14 estados, sendo que dois deles (Sergipe e Rio Grande do Norte) se destacam pelo fato de o órgão ambiental estadual ser o mobilizador.

De acordo com Carlos Humberto de Oliveira, coordenador geral do movimento, está mais do que provada, em todos os sentidos, a importância da árvore na temática, não só para a qualidade ambiental, mas também como para a própria vida e sua relação com o planeta. A maioria de nós não tem como apagar um incêndio de uma floresta ou impedir os desmatamentos ilegais e “legais”, entre tantas outras demandas, mas nós podemos plantar árvores para que o prejuízo seja amenizado. Isso é, acima de qualquer coisa, Educação Ambiental: aprender fazendo! Além disso, o Mutirão está perfeitamente alinhado com a agenda 2030 – Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, com combate à crise hídrica e à desertificação, com a questão dos impactos das mudanças climáticas etc. Participar dessa ação é envolver-se em um movimento mundial de responsabilidade ambiental. É o famoso "pensar globalmente e agir localmente".

 

mutirao_naciona...
mutirao_nacional_plantio mutirao_nacional_plantio
mutirao_naciona...
mutirao_nacional_plantio1 mutirao_nacional_plantio1
mutirao_naciona...
mutirao_nacional_plantio2 mutirao_nacional_plantio2
mutirao_naciona...
mutirao_nacional_plantio3 mutirao_nacional_plantio3
mutirao_naciona...
mutirao_nacional_plantio4 mutirao_nacional_plantio4
mutirao_naciona...
mutirao_nacional_plantio5 mutirao_nacional_plantio5
mutirao_naciona...
mutirao_nacional_plantio6 mutirao_nacional_plantio6
mutirao_naciona...
mutirao_nacional_plantio7 mutirao_nacional_plantio7

registrado em:
Fim do conteúdo da página