Setembro amarelo no Ifes Nova Venécia: mês de valorização da vida
A abertura da programação do mês aconteceu no dia 03 de setembro, no auditório do campus, nos três turnos de aula.
O Setembro Amarelo é uma campanha nacional de conscientização sobre a prevenção do suicídio, iniciada em 2015 pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), tendo conquistado, ao longo dos anos, a parceria de várias instituições que se dedicam a superar os mitos que envolvem questões acerca da morte por suicídio.
O suicídio, individualmente vivenciado como tragédia, tem sido percebido como problema de saúde pública, configurando-se como uma das principais causas de morte ao redor do mundo, como aponta o Manual de Prevenção ao Suicídio da Organização Mundial de Saúde (OMS). Trata-se de um fenômeno complexo e multideterminado, sendo influenciado por diversos fatores, como: história de vida do indivíduo, questões sociais, políticas, econômicas, culturais, religiosas, entre outros.
Aderindo a essa campanha, o Ifes campus Nova Venécia promoveu uma série de atividades, com a finalidade de promoção da vida e da saúde por meio de ações que fomentassem o encontro entre os estudantes, espaços de convivência para além da sala de aula, expressão da vida por meio da arte e também momentos de formação e reflexão entre docentes e técnicos administrativos do campus.
A abertura da programação do mês aconteceu no dia 03 de setembro, no auditório do campus, nos três turnos de aula. Foi um momento de apresentar a proposta das ações do ano, bem como de frisar a importância da fala e da escuta como recurso para promoção do acolhimento e bem-estar psicológico.
Aos servidores do campus foi ofertada uma roda de conversa, com o objetivo de dialogar abertamente e de modo responsável sobre o suicídio, visando ampliar a rede de apoio às pessoas que vivenciam sofrimento psíquico, bem como discutir institucionalmente modos de enfrentamento a essa problemática.
Ao longo de todo o mês, foram ofertadas aos estudantes oficinas e atividades, no contraturno de aula, tais como: dança contemporânea, meditação - atenção plena, forró pé de serra, música, audiovisual (edição de vídeos) e fotografia. Além disso, houve sessões de filme no cineclube e também umadinâmica, intitulada “Amigo Anjo”,desenvolvida pelos alunos da turma V18, do Curso Técnico em Mineração Integrado ao Ensino Médio, com o professor de Língua Portuguesa, Welliton de Resende Zani Carvalho, visandoflorescer a empatia e a valorização da vida.
O encerramento ficou por conta do recreio cultural, que envolveu alunos de todos os cursos e turnos na comemoração das ações do Setembro Amarelo e dos 11 anos de aniversário do campus.
A equipe organizadora, formada por docentes, técnicos administrativos e estudantes, vislumbrou essas ações como um dos modos de dar mais vida e movimento ao campus, fortalecer vínculos, laços de solidariedade e constituir outras formas de relacionamento no Ifes Nova Venécia.
Nota importante: se você estiver passando por um momento difícil emocionalmente, é importante que compartilhe suas angústias e procure ajuda de profissional especializado (psicólogo e/ou psiquiatra). Nos municípios, é possível procurar apoio especializado em serviços de saúde mental, unidades de saúde, Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). Você também pode conversar com um voluntário do Centro de Valorização da Vida (CVV). O CVV realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone (188), e-mail e chat 24 horas, todos os dias (https://www.cvv.org.br/).
Redes Sociais