Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Setembro amarelo no Ifes Nova Venécia: mês de valorização da vida
Início do conteúdo da página

Setembro amarelo no Ifes Nova Venécia: mês de valorização da vida

Publicado: Segunda, 30 de Setembro de 2019, 17h22 | Última atualização em Quinta, 03 de Outubro de 2019, 11h55

A abertura da programação do mês aconteceu no dia 03 de setembro, no auditório do campus, nos três turnos de aula.

O Setembro Amarelo é uma campanha nacional de conscientização sobre a prevenção do suicídio, iniciada em 2015 pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), tendo conquistado, ao longo dos anos, a parceria de várias instituições que se dedicam a superar os mitos que envolvem questões acerca da morte por suicídio.

O suicídio, individualmente vivenciado como tragédia, tem sido percebido como problema de saúde pública, configurando-se como uma das principais causas de morte ao redor do mundo, como aponta o Manual de Prevenção ao Suicídio da Organização Mundial de Saúde (OMS). Trata-se de um fenômeno complexo e multideterminado, sendo influenciado por diversos fatores, como: história de vida do indivíduo, questões sociais, políticas, econômicas, culturais, religiosas, entre outros.

Aderindo a essa campanha, o Ifes campus Nova Venécia promoveu uma série de atividades, com a finalidade de promoção da vida e da saúde por meio de ações que fomentassem o encontro entre os estudantes, espaços de convivência para além da sala de aula, expressão da vida por meio da arte e também momentos de formação e reflexão entre docentes e técnicos administrativos do campus.

A abertura da programação do mês aconteceu no dia 03 de setembro, no auditório do campus, nos três turnos de aula. Foi um momento de apresentar a proposta das ações do ano, bem como de frisar a importância da fala e da escuta como recurso para promoção do acolhimento e bem-estar psicológico.

Aos servidores do campus foi ofertada uma roda de conversa, com o objetivo de dialogar abertamente e de modo responsável sobre o suicídio, visando ampliar a rede de apoio às pessoas que vivenciam sofrimento psíquico, bem como discutir institucionalmente modos de enfrentamento a essa problemática.

Ao longo de todo o mês, foram ofertadas aos estudantes oficinas e atividades, no contraturno de aula, tais como: dança contemporânea, meditação - atenção plena, forró pé de serra, música, audiovisual (edição de vídeos) e fotografia. Além disso, houve sessões de filme no cineclube e também umadinâmica, intitulada “Amigo Anjo”,desenvolvida pelos alunos da turma V18, do Curso Técnico em Mineração Integrado ao Ensino Médio, com o professor de Língua Portuguesa, Welliton de Resende Zani Carvalho, visandoflorescer a empatia e a valorização da vida.

O encerramento ficou por conta do recreio cultural, que envolveu alunos de todos os cursos e turnos na comemoração das ações do Setembro Amarelo e dos 11 anos de aniversário do campus.

A equipe organizadora, formada por docentes, técnicos administrativos e estudantes, vislumbrou essas ações como um dos modos de dar mais vida e movimento ao campus, fortalecer vínculos, laços de solidariedade e constituir outras formas de relacionamento no Ifes Nova Venécia.

Nota importante: se você estiver passando por um momento difícil emocionalmente, é importante que compartilhe suas angústias e procure ajuda de profissional especializado (psicólogo e/ou psiquiatra). Nos municípios, é possível procurar apoio especializado em serviços de saúde mental, unidades de saúde, Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). Você também pode conversar com um voluntário do Centro de Valorização da Vida (CVV). O CVV realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone (188), e-mail e chat 24 horas, todos os dias (https://www.cvv.org.br/).

setembro_amarel...
setembro_amarelo setembro_amarelo
setembro_amarel...
setembro_amarelo2 setembro_amarelo2
setembro_amarel...
setembro_amarelo3 setembro_amarelo3
setembro_amarel...
setembro_amarelo4 setembro_amarelo4
setembro_amarel...
setembro_amarelo5 setembro_amarelo5
setembro_amarel...
setembro_amarelo6 setembro_amarelo6
setembro_amarel...
setembro_amarelo7 setembro_amarelo7
setembro_amarel...
setembro_amarelo8 setembro_amarelo8
setembro_amarel...
setembro_amarelo9 setembro_amarelo9
setembro_amarel...
setembro_amarelo10 setembro_amarelo10
setembro_amarel...
setembro_amarelo11 setembro_amarelo11
setembro_amarel...
setembro_amarelo12 setembro_amarelo12
setembro_amarel...
setembro_amarelo13 setembro_amarelo13
setembro_amarel...
setembro_amarelo14 setembro_amarelo14
setembro_amarel...
setembro_amarelo15 setembro_amarelo15
setembro_amarel...
setembro_amarelo16 setembro_amarelo16
setembro_amarel...
setembro_amarelo17 setembro_amarelo17
setembro_amarel...
setembro_amarelo18 setembro_amarelo18
setembro_amarel...
setembro_amarelo19 setembro_amarelo19
setembro_amarel...
setembro_amarelo20 setembro_amarelo20
setembro_amarel...
setembro_amarelo21 setembro_amarelo21
setembro_amarel...
setembro_amarelo22 setembro_amarelo22
setembro_amarel...
setembro_amarelo23 setembro_amarelo23
setembro_amarel...
setembro_amarelo24 setembro_amarelo24
setembro_amarel...
setembro_amarelo25 setembro_amarelo25
setembro_amarel...
setembro_amarelo26 setembro_amarelo26
setembro_amarel...
setembro_amarelo27 setembro_amarelo27
setembro_amarel...
setembro_amarelo28 setembro_amarelo28

registrado em:
Fim do conteúdo da página