Página inicial > Notícias > Napne e professores realizam visita técnica com aluno do curso Técnico em Meio Ambiente em empresa da região

Publicado: Sexta, 27 de Setembro de 2019, 09h10 | Última atualização em Sexta, 27 de Setembro de 2019, 14h32

A equipe do Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades Específicas – Napne (Mariza Carvalho Nascimento Ziviani - professora de Atendimento Educacional Especializado e Claudia Costa - estagiária) com os professoresMarcela Giacometti de Avelar (disciplina de Gerenciamento de Resíduos Industriais) eWeverton Sacramento (disciplina de Legislação Ambiental) e o aluno Averlano Santana Santos do curso Técnico em Meio Ambiente participaram da visita técnica na Cooperativa Agropecuária Centro Serrana - COOPEAVI (Produtos Veneza), com objetivo de conhecer o processo de produção da indústria e como são tratados os resíduos industriais gerados naquela indústria de laticínios.

A visita consistiu em acompanhar o processo de produção desde a chegada do leite produzido nas propriedades rurais, amostragem e análise química deste leite, laboratório de pesagens dos ingredientes (observando todas as normas de higienização), a fabricação (processo de produção) e o reaproveitamento do principal resíduo, o soro. As informações foram prestadas pela Engenheira de Alimentos da empresa, Naiara Sarmenghi Moura.Os participantes acompanharam ainda, de maneira indireta, as análises de qualidade do produto. Ao final, conheceram a Estação de Tratamento da Água (E.T.A) da empresa  e informaram-se, superficialmente, sobre os procedimentos de tratamento da água, chegando a possibilitar ao aluno a realização de uma verificação do pH da água que abastece a indústria.

A visita técnica é uma prática que possibilita, por meio da visualização in loco e contato direto com os processos dos conteúdos teóricos, uma melhor apropriação e compreensão dos assuntos abordados. Desta forma, potencializa a memória processual por intermédio dos estímulos da memória visual e auditiva, favorecendo o processo de ensino-aprendizagem.

Visita Técnica