Página inicial > Notícias > Campus Nova Venécia consegue seu 1º registro de Patente

Campus Nova Venécia consegue seu 1º registro de Patente

Publicado: Sexta, 06 de Setembro de 2019, 15h04 | Última atualização em Sexta, 06 de Setembro de 2019, 15h07

O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) concedeu o 1º registro de Programa de Computador do Ifes campus Nova Venécia.

Resultado do projeto de pesquisa (CNPQ) “Catalisando o Saber”, desenvolvido no nosso campus, sob coordenação das professoras Jaqueline Frigerio Donadia e Nádia Ribeiro Amorim.

O projeto, idealizado em 2016, surgiu da urgência de ressignificar práticas, exercitando um olhar para o essencial: ouvir e compreender o que os estudantes precisavam para que as práticas fizessem sentido para eles.

Entre conversas e observações, percebemos que a tecnologia é algo instigante para os estudantes e que costurar a prática docente com o que tem significado permite maior aproximação e fluidez nos processos de aprendizagem.

Assim, nasce o software, um jogo didático, em que é possível resolver questões das diversas áreas de química, como inorgânica, orgânica e ambiental de uma maneira diferente e divertida.

Para os estudantes bolsistas do CNPQ Davi Caetano da Silva Junior (estudante da turma M15), Giseli Will (atual estudante de licenciatura em química Ceunes- Ufes) e Iago Storch Bastos (atual estudante de bacharelado em medicina na UFF), o projeto propiciou protagonismo e vivências importantes com relação à química e ao processo de aprendizagem, propósitos, olhares sob novos aspectos, que transformaram suas realidades e agora poderão reverberar para a de outros estudantes, pois tudo isso poderá ser partilhado, como um novo caminho que se abre sobre o ensino e aprendizagem dessa ciência.

Sobre partilha, o projeto pode ser apresentado no evento Internacional I SIMPEC e na I Jornada de ensino do IFES e em breve poderá ser baixado através de um link.

Patente Campus Nova Venécia