Professor de topografia aplica métodos e instrumentos a fim de capacitar os futuros técnicos em mineração na área
Os alunos tiveram a oportunidade de aplicar o conhecimento de leitura de mira e manipulação de teodolito.
O técnico em Mineração recebe frequentes demandas de levantamento topográfico, seja na fase precedente ao desenvolvimento de minas – a céu aberto ou minas subterrâneas –, seja para elaborar e atualizar mapas, plantas e desenhos. Para isso é necessário conhecer os métodos e instrumentos necessários para realizar as atividades.
O professor de topografia do campus, Adilson Marcio Coelho, realizou, no dia 06 de setembro, uma aula prática referente ao conhecimento de leitura de mira e manipulação de teodolito. Os alunos que realizaram a atividade de campo puderam conhecer e refinar, através da prática, processo de leitura de distância horizontal pelo método indireto – estadimétrico.
A prática é feita através de um conhecimento prévio de distância, tomada como verdadeira, e realizada uma série de leitura em um acessório denominado mira falante, além de coletar um ângulo vertical fornecido pelo aparelho. A distância horizontal obtida pelo discente deve ser menor do que uma tolerância pré-estabelecida.
Esse processo faz parte de uma série de pequenas práticas que capacitarão os alunos na prática da topografia.
Redes Sociais