Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Futuros técnicos em mineração participaram de experimento prático na disciplina de Caracterização e Aplicação de Bens Minerais
Início do conteúdo da página

Futuros técnicos em mineração participaram de experimento prático na disciplina de Caracterização e Aplicação de Bens Minerais

Publicado: Quarta, 04 de Setembro de 2019, 09h04 | Última atualização em Quarta, 04 de Setembro de 2019, 09h04

Os experimentos de desgaste por abrasão (desgaste Amsler) foram regidos pela norma ABNT NBR 12042.

A aula prática de desgaste por abrasão (desgaste Amsler) da disciplina de Caracterização e Aplicação de Bens Minerais foi realizada com a turma V16, a fim de observar o desgaste de duas litologias diferentes quando submetidas ao ensaio regido pela norma ABNT NBR 12042. O experimento foi realizado no dia 23 de agosto.

O desgaste do corpo de prova deve-se dar através do atrito entre sua superfície de uso e a superfície de um anel de ferro fundido, que é continuamente abastecido com um material abrasivo. O desgaste por abrasão é determinado pela perda de espessura do corpo de prova.

Os resultados do ensaio objetivam verificar a aptidão da rocha para utilização da mesma como revestimento de pisos, uma vez que procura simular em laboratório a solicitação por abrasão, devido ao tráfego de pessoas ou veículos.

Aula Prática de Desgaste por Abrasão

Aula Prática de Desgaste por Abrasão

Aula Prática de Desgaste por Abrasão

Aula Prática de Desgaste por Abrasão

Aula Prática de Desgaste por Abrasão

registrado em:
Fim do conteúdo da página