Página inicial > Notícias > Alunos do curso técnico em mineração participaram de aula prática na disciplina de Caracterização e Aplicação de Bens Minerais

Publicado: Segunda, 26 de Agosto de 2019, 09h24 | Última atualização em Segunda, 26 de Agosto de 2019, 09h24

A aula prática de desgaste por abrasão foi realizada com a turma M16.

A aula prática de desgaste por abrasão (desgaste Amsler) da disciplina de Caracterização e Aplicação de Bens Minerais foi realizada com a turma M16 no dia 20 de agosto, a fim de observar o desgaste de duas litologias diferentes quando submetidas ao ensaio regido pela norma ABNT NBR 12042.

O desgaste do corpo de prova deve se dar através do atrito entre sua superfície de uso e a superfície de um anel de ferro fundido, que é continuamente abastecido com um material abrasivo. O desgaste por abrasão é determinado pela perda de espessura do corpo de prova. Os resultados do ensaio objetivam verificar a aptidão da rocha para utilização como revestimento de pisos, uma vez que procura simular em laboratório a solicitação por abrasão, devido ao tráfego de pessoas e/ou veículos.

Aula Prática