Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Cultura no Ifes: Campus Nova Venécia é destaque em apresentações musicais
Início do conteúdo da página

Cultura no Ifes: Campus Nova Venécia é destaque em apresentações musicais

Publicado: Terça, 30 de Julho de 2019, 10h08 | Última atualização em Terça, 30 de Julho de 2019, 17h09

Atividades musicais promovem benefícios que vão além das apresentações.

Apresentação Musical Ifes Nova Venécia

A música está presente na vida de todas as pessoas nas mais diversas épocas, culturas e sociedades. Música faz bem e não tem quem não goste! E porque não levá-la ao ambiente de ensino-aprendizagem? Atividades musicais aguçam a sensibilidade, instigam a criatividade e aumentam a integração entre os estudantes, por exemplo. Mas os benefícios não param por aí.

Especialistas defendem que qualquer experiência musical promove maior habilidade de observação, localização, compreensão e interpretação, que extrapolam as aptidões musicais e são aplicadas no aprendizado de outras disciplinas. No Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) existem diversas iniciativas que utilizam essa ferramenta para promover uma formação completa e humana.

Esta reportagem foca, principalmente, nos corais e eventos que ganharam notoriedade nos campi da Instituição. No Campus Nova Venécia, por exemplo, a música faz parte do dia a dia da comunidade acadêmica e entendida como fundamental para o desenvolvimento dos estudantes. “A música é uma manifestação artística inerente ao ser humano. Não estar presente seria tão grave quanto a falta de qualquer disciplina”, defendeu o professor de Artes, Ademir Adeodato.

Combate a evasão
O professor também destacou a música como essencial para o combate a evasão no campus. “Um dos fatores que causam a evasão é o sentimento de falta de pertencimento, que pode acontecer, por exemplo, por condições financeiras diferentes. Quando a pessoa entra em projetos como esse, ela se torna protagonista, ganha visibilidade, aceitação, admiração. Ela se sente parte importante naquele grupo”, afirmou.

O campus realiza mostras musicais, festivais, oficinas, cursos e atividades como o “Recreio Cultural” e o “Som Livre”. No Recreio Cultural, o campus publica um edital simples em que qualquer estudante pode se inscrever. Depois da seleção acontecem ensaios para apresentações que serão realizadas durante o recreio. Já no Som Livre, alguns instrumentos são deixados em pontos do campus, e os estudantes podem utilizá-los em momentos de aula vaga, recreio, no contraturno.

O estudante Maxwell de Moura Bernardo, do curso Técnico em Mineração, contou que desde que entrou no campus participa de eventos musicais. “Antes de me envolver com a música quase não conversava com ninguém e quase ninguém me conhecia. Mas depois dos projetos, dos recreios culturais, aberturas de eventos e tudo mais, eu me senti mais desenvolto, mais sociável. A música representa, para mim, mudança e conquista. Devo muito do que eu sou hoje à música”, afirmou.

Apresentações e eventos do Campus Nova Venécia
Festival da Canção Estudantil: Cantos de Venécia – acontecerá este ano em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de Nova Venécia. Será um evento com apresentações de composições autorais, feitas por alunos do Ifes de Nova Venécia e das demais escolas do município.

Recreio Cultural – apresentações musicais no recreio ao longo do ano. A seleção acontece por meio de edital.

Som Livre – alguns instrumentos são deixados em pontos do campus, e os estudantes podem utiliza-los em momentos de aula vaga, recreio, no contraturno.

Confira a matéria completa com os eventos que ganharam notoriedade nos campi da Instituição.

Apresentação Musical Ifes Nova Venécia

Apresentação Musical Ifes Nova Venécia

Apresentação Musical Ifes Nova Venécia

Apresentação Musical Ifes Nova Venécia

Apresentação Musical Ifes Nova Venécia

registrado em:
Fim do conteúdo da página