Cultura no Ifes: Campus Nova Venécia é destaque em apresentações musicais
Atividades musicais promovem benefícios que vão além das apresentações.
A música está presente na vida de todas as pessoas nas mais diversas épocas, culturas e sociedades. Música faz bem e não tem quem não goste! E porque não levá-la ao ambiente de ensino-aprendizagem? Atividades musicais aguçam a sensibilidade, instigam a criatividade e aumentam a integração entre os estudantes, por exemplo. Mas os benefícios não param por aí.
Especialistas defendem que qualquer experiência musical promove maior habilidade de observação, localização, compreensão e interpretação, que extrapolam as aptidões musicais e são aplicadas no aprendizado de outras disciplinas. No Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) existem diversas iniciativas que utilizam essa ferramenta para promover uma formação completa e humana.
Esta reportagem foca, principalmente, nos corais e eventos que ganharam notoriedade nos campi da Instituição. No Campus Nova Venécia, por exemplo, a música faz parte do dia a dia da comunidade acadêmica e entendida como fundamental para o desenvolvimento dos estudantes. “A música é uma manifestação artística inerente ao ser humano. Não estar presente seria tão grave quanto a falta de qualquer disciplina”, defendeu o professor de Artes, Ademir Adeodato.
Combate a evasão
O professor também destacou a música como essencial para o combate a evasão no campus. “Um dos fatores que causam a evasão é o sentimento de falta de pertencimento, que pode acontecer, por exemplo, por condições financeiras diferentes. Quando a pessoa entra em projetos como esse, ela se torna protagonista, ganha visibilidade, aceitação, admiração. Ela se sente parte importante naquele grupo”, afirmou.
O campus realiza mostras musicais, festivais, oficinas, cursos e atividades como o “Recreio Cultural” e o “Som Livre”. No Recreio Cultural, o campus publica um edital simples em que qualquer estudante pode se inscrever. Depois da seleção acontecem ensaios para apresentações que serão realizadas durante o recreio. Já no Som Livre, alguns instrumentos são deixados em pontos do campus, e os estudantes podem utilizá-los em momentos de aula vaga, recreio, no contraturno.
O estudante Maxwell de Moura Bernardo, do curso Técnico em Mineração, contou que desde que entrou no campus participa de eventos musicais. “Antes de me envolver com a música quase não conversava com ninguém e quase ninguém me conhecia. Mas depois dos projetos, dos recreios culturais, aberturas de eventos e tudo mais, eu me senti mais desenvolto, mais sociável. A música representa, para mim, mudança e conquista. Devo muito do que eu sou hoje à música”, afirmou.
Apresentações e eventos do Campus Nova Venécia
Festival da Canção Estudantil: Cantos de Venécia – acontecerá este ano em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de Nova Venécia. Será um evento com apresentações de composições autorais, feitas por alunos do Ifes de Nova Venécia e das demais escolas do município.
Recreio Cultural – apresentações musicais no recreio ao longo do ano. A seleção acontece por meio de edital.
Som Livre – alguns instrumentos são deixados em pontos do campus, e os estudantes podem utiliza-los em momentos de aula vaga, recreio, no contraturno.
Confira a matéria completa com os eventos que ganharam notoriedade nos campi da Instituição.
Redes Sociais