Página inicial > Notícias > O programa de extensão Transformando Vidas atinge mais de 500 pessoas com todos os seus projetos

Publicado: Sexta, 28 de Junho de 2019, 11h30 | Última atualização em Sexta, 28 de Junho de 2019, 11h30

Desde abril desse ano, o campus Nova Venécia conta com o programa de extensão Transformando Vidas, que nasceu de uma demanda social. É coordenado pelo servidor Sollyvan Rangel Mazziolli e conta com parcerias externas para realização de vários projetos de extensão. Seu público-alvo é composto por famílias oriundas de comunidades de baixa renda, localizadas em “territórios de incidência”, cuja situação é de extrema vulnerabilidade social.

A proposta do programa consiste num conjunto de ações, cuidados, atenções, benefícios e auxílios ofertados a seus usuários, tendo em vista a redução e prevenção do impacto da desigualdade social, na perspectiva de melhorar a qualidade de vida de indivíduos e famílias em situações de risco e vulnerabilidade, orientando-os para o desenvolvimento humano, sociocultural e o exercício da cidadania.

No ano de 2018, já acontecia o projeto de extensão “Artes Marciais: Um ensinamento para vida!”, que hoje faz parte do programa Transformando vidas. Na época, iniciou suas atividades com a oferta das modalidades de Capoeira, Jiu-Jitsu, Karatê e Taekwondo. Por ser um projeto social que contempla principalmente alunos de escola pública, moradores de bairros de risco social e pessoas enquadradas no grupo de famílias de baixa renda, foram ofertadas algumas palestras educativas, tais como: A importâncias das artes marciais no esporte; Família e sua importância; Aproveitamento escolar; Atendimento Pré-hospitalar; Drogas e meio ambiente; Primeiros Socorros; Prevenção e combate ao incêndio; e, Cultura nos esportes.

Hoje o programa tem como parceiros o 2º Batalhão da Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros Militar, a Prefeitura Municipal de Nova Venécia, a FisioClin, a Clínica Dr. Marcelo Franklin, a Multivix, a ONG Voluntários do Bem, a ONG Voluntários de NV, a Associação de Moradores do Bairro Santa Luzia, a Focolares de Nova Venécia, a Associação Sagaz de Capoeira, a Equipe Clã Jiu Jitsu, o Veneciano Karatê Club, a Associação de Kung-fu Shao-Lin do Sul, a Equipe Fight de Muay Thai e Kick Boxing, a Associação Espotiva de Taekwondo de Vila Velha e a Equipe Figth Taekwondo.

O programa tem um prazo para realização das atividades em 3 anos. Durante esse tempo a proposta é trabalhar também com atividades como: caminhada ecológica cultural; campanha do agasalho; campanha do Alimento; campanha de doação de sangue; campanha de reflorestamento; capoeira; dança; futebol; karatê; kung-Fú; iniciação a Natação; iniciação ao Inglês; iniciação ao Tênis; iniciação a Música; jiu-Jitsu; judô; muay Thai; palestras educativas e motivacionais; taekwondo; xadrez; yoga e incentivo a competição.

Transformando Vidas