Página inicial > Notícias > Alunos da mineração aprendem a realizar ensaios de ataque químico em rochas utilizadas como revestimentos na construção civil

Publicado: Sexta, 07 de Junho de 2019, 10h02 | Última atualização em Sexta, 07 de Junho de 2019, 10h02

Alunos do curso Técnico Concomitante em Mineração, curso ofertado no noturno, participaram de uma aula prática com a orientação do professor de Engenharia de Minas, Rômulo Furtado Faria, e do técnico de Laboratório em Mineração, Bruno do Vale Miotto.

A aula foi realizada no laboratório de Caracterização e Aplicação de Bens Minerais e baseada na norma ABNT NBR 16596 - Rochas para revestimento - Resistência ao ataque químico, objetivando a aplicação de reagentes para determinar a resistência ao ataque químico em rochas que se destinam ao uso como materiais de revestimento de edificações.

O ensaio iniciou-se no dia 22 de maio e foi devidamente concluído, depois de todas etapas considerando o tempo de secagem das amostras, no dia 29 de maio. As amostras foram expostas ao cloreto de amônio (100g/L) em exposição de 24h; ácido acético (3% v/v) em exposição de 24h; ácido clorídrico (3% v/v e 18% v/v) e água destilada em exposição de 96h. Além de utensílios domésticos para verificar o potencial de manchamento da superfície de uso dessas rochas. As fotos e um vídeo exemplificam o resultado do ensaio.

Ataque Químico