Página inicial > Notícias > Alunos do técnico integrado são destaque no Concurso Literário Judith Leão Castello Ribeira

Publicado: Sexta, 31 de Maio de 2019, 16h31 | Última atualização em Sexta, 07 de Junho de 2019, 12h25

Alunos do 3º ano do técnico integrado, Ana Eulália de Souza Bonizioli (M18) e Luciano Ribeiro Marques (V17) participaram do Concurso Literário Judith Leão Castello Ribeira, promovido pelos organizadores da 6ª Feira Literária Capixaba, trazendo resultados positivos. Eles concorreram na categoria Poema, que tinha como público-alvo autores com até 20 anos, e escreveram sobre o tema "Belezas Capixabas".

A Professora de Língua Portuguesa, Suéllen Pereira Miotto Lourenço, orientou e incentivou os alunos na participação do concurso. Segundo ela, “Ana e Luciano compreenderam como ‘belo’ tudo aquilo que desperta no ser humano sua sensibilidade e valorizaram as belezas paisagísticas, culturais, históricas e arquitetônicas do nosso estado”. A professora ressalta a importância desse tipo de evento, pois, “O currículo da Educação Básica não considera como deveria a escrita literária. Por isso, sempre procuro divulgar entre os alunos eventos que valorizem a literatura produzida em nossa região. Acho importante a visibilidade que esse Concurso deu aos escritores jovens. Escrever é sempre um processo de autoconhecimento e reflexão que envolve muita sensibilidade”. Encerrou informando que os dois textos ficaram entre os 50 melhores do Concurso e serão publicados em uma antologia do evento. O poema de Ana Eulália alcançou a 6ª colocação.

O aluno Luciano conta que no mesmo dia em que foi informado pela professora Suéllen de que haveria um concurso de poesias, começou a pensar com que estrutura e sobre o que escreveria. Depois de uma boa pesquisa sobre algumas belezas que ainda desconhecia, começaram a surgir muitas ideias, e a partir daí pensou em fazer um cordel, pois este, apesar de não ser comum na cultura capixaba, daria às características do estado um encanto e uma sonoridade melhor. Com muitas ideias na cabeça, não conseguiu descrever apenas uma beleza, então resolveu reunir as mais marcantes. E foi assim que surgiu “Santa Beleza”, um cordel de 12 septilhas.

Já a aluna Ana Eulália afirmou: Eu amo poesia, sempre amei. Acho que é a forma que os introvertidos encontraram para que pudessem se expressar. O tema do poema foi um desafio pra mim, visto que eu, em geral, escrevo apenas sobre assuntos pessoais. O tema me ajudou a sair da minha zona de conforto, além de me levar a pesquisar mais sobre a cultura e história do nosso estado. Foi uma excelente oportunidade de conhecimento, e agora eu me sinto ainda mais motivada a escrever".

A divulgação das primeiras colocações e entrega das premiações ocorreu na Ufes campus Goiabeiras, local onde foi realizada a 6ª FLIC-ES, no último domingo (26). O Concurso teve como objetivo valorizar o escritor capixaba e a categoria Poemas. A edição 2019 priorizou os jovens autores do Espírito Santo.

Concurso Literário