Corrida Cartográfica: um projeto que uniu ensino e pesquisa com as turmas de 1ºano
As professoras de Geografia, Amanda Catarucci e Pamela Dionisio, juntamente com o professor de topografia Adilson Coelho, utilizaram uma metodologia diferenciada para ensinar Cartografia para alunos do 1º ano.
O projeto conseguiu unir atividades de ensino e pesquisa. A vertente do ensino consistiu no projeto: “Cartografia escolar: teorias e práticas”, o qual envolveu as turmas de ensino médio integrado de edificações e mineração (V19, V20 e V22) na disciplina de Geografia, com a coordenação e orientação dos professores Amanda, Adilson e Pamela, contando com a ajuda do aluno estagiário Fagner Menezes, estudante do curso superior em Geografia do nosso campus, já na atividade de pesquisa, as ações desenvolvidas estavam relacionadas com o projeto da linha de pesquisa denominada “Metodologias inovadoras de ensino do laboratório de praticas de ensino de geografia”, cadastrada pelo grupo de pesquisa “Currículos, saberes e experiências: metodologias do laboratório de práticas de ensino de geografia (Lapeg) do Ifes campus Nova Venécia” .
Uma das coordenadoras do projeto, profª Pamela, relatou que “haja vista que, no Brasil não existe uma cultura do mapa, em comparação a determinados países, como a Alemanha e a França, onde o processo de alfabetização cartográfica ocorre desde a educação infantil, este projeto visa auxiliar na superação das lacunas existentes nos discentes, no que tange as suas habilidades de se localizarem e de se deslocarem no espaço, a partir do uso do mapa, de aplicativo de celular e da bússola. O método analógico do uso da bússola em articulação com o mapa é fundamental para os educandos, uma vez que, ao aplicarem no seu cotidiano, como nas trilhas feitas em áreas de preservação ambiental, tanto a copa das árvores, quanto o próprio tempo meteorológico podem se constituir em entraves para o uso do GPS, tendo já causado mortes de atletas de montanha, devido a não utilização deste outro instrumento”. Assim, nasceu o trabalho que está sendo desenvolvido a partir da metodologia lúdica da corrida de orientação, em que os discentes foram separados em grupos e tiveram de executar tarefas, em forma de exercícios de cálculos de azimute e/ou xaradas, as quais propiciaram ao grupo chegarem na próxima etapa da corrida. Foi utilizado comobase darepresentação cartográfica a planta do IFES do Campus Nova Venécia, com os pontos plotados.
Inicialmente como projeto de ensino, os professores e o aluno da graduação de Geografia Fagner, construíram em equipe a ideia de aplicar uma metodologia lúdica nas aulas de geografia, em que, primeiramente, trabalhou-se a parte teórica da cartografia e para finalizar o semestre, aplicou-se a corrida cartográfica.
Para o desenvolvimento do trabalho, a equipe contou com a participação de alunos do curso superior Bacharelado em Geografia, que atuaram diretamente como colaboradores voluntários e o aluno Fagner como estagiário voluntário da iniciação científica pelo programa PIVIC (Programa Institucional de Voluntariado de Iniciação Científica).
Para realização das atividades integradas, a equipe estava formada por: Pamela Dionisio (coordenadora), Adilson Coelho (coordenador), Amanda Catarucci (coordenadora), Fagner Menezes (estagiário) e pelos Colaboradores: Iago, William, Leonardo, Gherliane, Rayssa, Gregory, Eduardo, Milena, Welton, Guilherme, Jaime, Paula Cristina, Ana Carolina, Caio, Júlia, Izabela e Isaac.
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