Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Corrida Cartográfica: um projeto que uniu ensino e pesquisa com as turmas de 1ºano
Início do conteúdo da página

Corrida Cartográfica: um projeto que uniu ensino e pesquisa com as turmas de 1ºano

Publicado: Sexta, 31 de Maio de 2019, 16h06 | Última atualização em Sexta, 07 de Junho de 2019, 12h26

As professoras de Geografia, Amanda Catarucci e Pamela Dionisio, juntamente com o professor de topografia Adilson Coelho, utilizaram uma metodologia diferenciada para ensinar Cartografia para alunos do 1º ano.

O projeto conseguiu unir atividades de ensino e pesquisa. A vertente do ensino consistiu no projeto: “Cartografia escolar: teorias e práticas”, o qual envolveu as turmas de ensino médio integrado de edificações e mineração (V19, V20 e V22) na disciplina de Geografia, com a coordenação e orientação dos professores Amanda, Adilson e Pamela, contando com a ajuda do aluno estagiário Fagner Menezes, estudante do curso superior em Geografia do nosso campus, já na atividade de pesquisa, as ações desenvolvidas estavam relacionadas com o projeto da linha de pesquisa denominada “Metodologias inovadoras de ensino do laboratório de praticas de ensino de geografia”, cadastrada pelo grupo de pesquisa “Currículos, saberes e experiências: metodologias do laboratório de práticas de ensino de geografia (Lapeg) do Ifes campus Nova Venécia” .

Uma das coordenadoras do projeto, profª Pamela, relatou que “haja vista que, no Brasil não existe uma cultura do mapa, em comparação a determinados países, como a Alemanha e a França, onde o processo de alfabetização cartográfica ocorre desde a educação infantil, este projeto visa auxiliar na superação das lacunas existentes nos discentes, no que tange as suas habilidades de se localizarem e de se deslocarem no espaço, a partir do uso do mapa, de aplicativo de celular e da bússola. O método analógico do uso da bússola em articulação com o mapa é fundamental para os educandos, uma vez que, ao aplicarem no seu cotidiano, como nas trilhas feitas em áreas de preservação ambiental, tanto a copa das árvores, quanto o próprio tempo meteorológico podem se constituir em entraves para o uso do GPS, tendo já causado mortes de atletas de montanha, devido a não utilização deste outro instrumento”. Assim, nasceu o trabalho que está sendo desenvolvido a partir da metodologia lúdica da corrida de orientação, em que os discentes foram separados em grupos e tiveram de executar tarefas, em forma de exercícios de cálculos de azimute e/ou xaradas, as quais propiciaram ao grupo chegarem na próxima etapa da corrida. Foi utilizado comobase darepresentação cartográfica a planta do IFES do Campus Nova Venécia, com os pontos plotados.

Inicialmente como projeto de ensino, os professores e o aluno da graduação de Geografia Fagner, construíram em equipe a ideia de aplicar uma metodologia lúdica nas aulas de geografia, em que, primeiramente, trabalhou-se a parte teórica da cartografia e para finalizar o semestre, aplicou-se a corrida cartográfica.

Para o desenvolvimento do trabalho, a equipe contou com a participação de alunos do curso superior Bacharelado em Geografia, que atuaram diretamente como colaboradores voluntários e o aluno Fagner como estagiário voluntário da iniciação científica pelo programa PIVIC (Programa Institucional de Voluntariado de Iniciação Científica).

Para realização das atividades integradas, a equipe estava formada por: Pamela Dionisio (coordenadora), Adilson Coelho (coordenador), Amanda Catarucci (coordenadora), Fagner Menezes (estagiário) e pelos Colaboradores: Iago, William, Leonardo, Gherliane, Rayssa, Gregory, Eduardo, Milena, Welton, Guilherme, Jaime, Paula Cristina, Ana Carolina, Caio, Júlia, Izabela e Isaac.

Corrida Cartográfica

Corrida Cartográfica

Corrida Cartográfica

Corrida Cartográfica

Corrida Cartográfica

Corrida Cartográfica

Corrida Cartográfica 

Corrida Cartográfica

Corrida Cartográfica

Corrida Cartográfica

Corrida Cartográfica

Corrida Cartográfica

Corrida Cartográfica

Corrida Cartográfica

Corrida Cartográfica

Corrida Cartográfica

Corrida Cartográfica

Corrida Cartográfica

Corrida Cartográfica

Corrida Cartográfica

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página