Página inicial > Notícias > Estudantes do curso técnico concomitante em Mineração participam de aula prática na disciplina de CABM

Publicado: Sexta, 24 de Maio de 2019, 09h26 | Última atualização em Sexta, 07 de Junho de 2019, 12h26

Com o intuito de qualificar e preparar os futuros técnicos em mineração para atuar no setor de rochas ornamentais, foi realizado no dia 08 de abril de 2019, uma aula prática da disciplina de CABM (Caracterização e Aplicação de Bens Minerais) com a orientação do professor e coordenador do curso de mineração, Rômulo Furtado Faria acompanhado pelo técnico de laboratório/mineração, Bruno do Vale Miotto.

Foi realizada na turma do ensino técnico concomitante e consistiu em dois ensaios de caracterização de rochas ornamentais que são de relevância para a mensuração de características de cada tipo de rocha, aferindo seu uso mais adequado, além de ser uma exigência adotado pelo órgão fiscalizador competente DNPM (ANM).

Esses ensaios basearam-se nas normas ABNT NBR 15845-6 (Determinação do módulo de ruptura: flexão por carregamento em três pontos) e 15845-7 (Determinação da resistência à flexão por carregamento em quatro pontos).

Confira aqui o vídeo de um dos ensaios realizados durante aula.

Mineração