Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Aula de campo Visita ao Parque dos Varvitos
Início do conteúdo da página

Aula de campo Visita ao Parque dos Varvitos

Publicado: Terça, 07 de Maio de 2019, 09h51 | Última atualização em Terça, 07 de Maio de 2019, 11h29

Os alunos da graduação de Bacharelado em Geologia do Ifes Campus Nova Venécia tiveram o privilégio de participar de uma aula de campo em 24 de abril, onde foi exatamente o fundo de um lago proglacial, oriundo do derretimento de geleiras. Esse local atualmente faz parte do complexo do Parque dos Varvitos em Itu-São Paulo.

Os varvitos (ritmitos, termo mais apropriado) de Itu/SP são o registro clássico da glaciação que afetou o supercontinente Gondwana, a cerca de 270 milhões de anos atrás, na denominada Era Glacial do Paleozoico Superior (Permo-Carbonífero).

As rochas são constituídas por uma repetição regular de pares de estratos de cor clara (arenito fino/siltito) e lâmina escura (argilito/folhelho). A granulometria e a composição de cada uma dessas camadas/lâminas indica qual era a energia de deposição da época, bem como características de paleoclima.

A geologia tem justamente as ferramentas necessárias para essa interpretação, o que faz essa área ser tão fascinante. Também é possível notar seixos caídos, completamente peculiares ao padrão da estratificação plano-paralela do afloramento, isso porque foram liberados por gelo flutuante que se desprendiam das geleiras (icebergs).

 

Visita Técnica Parque dos Varvitos

Visita Técnica Parque dos Varvitos

registrado em:
Fim do conteúdo da página