Página inicial > Notícias > Campus Nova Venécia está ofertando o curso de extensão “Iniciação e aprimoramento de modalidade esportiva em futsal e voleibol”

Publicado: Quinta, 28 de Março de 2019, 14h29 | Última atualização em Terça, 16 de Abril de 2019, 09h26

O curso o teve início em fevereiro deste ano, funcionando de segunda a quinta nos turnos matutino e vespertino, hoje atende um total de 50 crianças. Para participar precisa ser cadastrado no CAD Único, estar regulamente matriculado na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Bairro Altoé ou EMEF Tito Santos Neves, ter de 10 a 14 anos e estar cursando do 5º ao 7º ano do ensino fundamental.

A divulgação do curso foi feita em 2018 pelo próprio coordenador, profº Douglas Colombi Cuquetto, nas escolas contempladas. Bastava atender os requisitos, acessar o link de inscrição, se inscrever e aguardar o resultado. As vagas foram preenchidas atendendo aos requisitos e ordem de inscrição.

Para o acontecimento deste curso, o campus traçou uma parceria com a Prefeitura Municipal de Nova Venécia, com um trabalho conjunto das secretarias de Educação, de Esportes, de Cultura e de Assistência Social, que viabilizaram a participação dessas crianças disponibilizando inclusive o transporte.

Em curto tempo é possível identificar com o depoimento de alunos e professores envolvidos, como está sendo produtivo e gratificante o acontecimento.

Segundo a aluna Layssa Souza Baiêto, que participa na turma no matutino, antes do curso ela ficava em casa sozinha pela manhã, pois os pais estavam trabalhando, e enquanto isso ela só dormia e acordava muito indisposta, como se já estivesse cansada; realizava as tarefas escolares a qualquer hora, na maioria das vezes minutos antes de ir à escola. Depois que ela entrou para o curso sua rotina mudou, ela acorda cedo e com mais disposição e ainda criou um compromisso com as tarefas já que as realiza logo que chega daqui. Relatou ainda que houve mudanças em sua alimentação, que antes comia muitas besteiras com frequência e que agora parou de comer doce e chips, que dá preferência a comidas mais saudáveis, por incentivo dos professores.

Já o aluno Jean Carlos Pinheiro da Silva participante no turno vespertino relatou que antes do curso assim que chegava da escola ele só almoçava e ia para a rua, onde ficava em média de 12:30 até as 20:30, vulnerável a várias coisas, como o tráfico de drogas e a prática da violência, por morar em um bairro mais carente da cidade, disse também que a mãe o matriculou no curso para que ele saísse da rua, pois ela sempre tinha que ir atrás dele. Agora ele vem para o Campus e se diverte, não fica no meio da rua e sua mãe fica mais tranquila. Além disso relatou que aqui ele aprendeu muitas coisas, como por exemplo, jogar voleibol que nunca tinha jogado e também a respeitar o próximo.

Um dos professores envolvidos, Felipe Cuquetto Piekarz, relatou que o esporte trabalha o desenvolvimento de valores sociais, melhora a capacidade física e habilidades motoras, além de promover uma melhoria da qualidade de vida. A prática do futsal e voleibol é aplicada de forma sistematizada, adequada, equilibrada e respeitando as capacidades motoras de cada criança, o que é fundamental para o desenvolvimento físico e intelectual, bem como ampliação do histórico-cultural das crianças em situação de vulnerabilidade social.

O coordenador, Douglas, que também atua como professor, relatou que o esporte é muito forte como objeto de políticas sociais onde são ampliados padrões educacionais como a participação, cooperação, o respeito, entre outros. Esses valores são importantes para a relação social e a formação de subjetividade e, devem ser desenvolvidos durante as aulas. Além disso, o esporte é popular pelos benefícios que traz ao desenvolvimento humano e também contribui para a formação física e intelectual dos alunos. Ele estabelece noções de liderança, trabalho em equipe e disciplina, estruturando indivíduos mais solidários.

O curso conta ainda em sua equipe executora com mais a colaboração dos professores André Luiz Bis Pirola, Jaqueline Frigerio Donadia e Kesia Zoteli de Oliveira Delevedove.