Campus Nova Venécia sedia evento “Vozes Negras “
O campus Nova Venécia por meio do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) receberá o evento “Vozes Negras” na história da educação no dia 21 de março de 2018 a partir das 15hs. O evento é fruto da parceria entre Ifes, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e a Secretaria Municipal de Educação de Nova Venécia (Semed).
Para iniciar os trabalhos haverá o minicurso “Afrodescendência, relações étnicoraciais e história da educação no Espírito Santo” que objetiva estabelecer cooperações e parcerias com as redes públicas de ensino, contribuindo para que os sistemas de ensino avancem na implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino da História e Cultura Afro-brasileira e Africana.
A partir das 19hs no auditório do campus, aberto ao público, teremos a palestra de lançamento do livro “VOZES NEGRAS” NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: RACISMO, EDUCAÇÃO E MOVIMENTO NEGRO NO ESPÍRITO SANTO (1978-2002), publicado no final do ano de 2018, aborda a história da educação da população negra no Espírito Santo no período de 1978 a 2002.
O livro visa contribuir para o preenchimento de lacunas historiográficas com relação à presença da população negra na educação capixaba e, sobre o protagonismo social dos movimentos negros capixabas na história da educação capixaba. Ao fazê-lo, o autor produz um texto referência destinado a estudantes, professores, pesquisadores, estudiosos, produtores culturais, artistas e ativistas sociais interessados na temática educação e população negra no Estado do Espírito Santo. Em especial, a obra visa contribuir para a formação de professores com referência à presença da população negra na construção sócio histórica e educacional do Espírito Santo.
Este livro foi contemplado com prêmio concedido pelo Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo – FUNCULTURA 2017 (da Secretaria de Cultura do Estado do Espírito Santo) e, está organizado em quatro capítulos, a saber: 1º) A constituição da militância negra capixaba pós-78 e sua dimensão educativa, 2º)O silêncio nas fontes prescritoras da educação capixaba e a historiografia da educação, 3º) A constituição da pauta e a institucionalização da negritude na educação e, 4º)A ressignificação do ser negro e a internacionalização da luta contra o racismo.
O palestrante e autor do livro, Sr. Gustavo Forde, é capixaba, Doutor em Educação e professor do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), onde atua na área Educação das Relações Étnico-Raciais. É membro do Núcleo Capixaba de Pesquisa em História da Educação (NUCAPHE – Ufes) e, do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB – Ufes). Desenvolve estudos e pesquisas em afrodescendência e relações étnico-raciais na educação, com interesse especial nos campos da história da educação da população negra, do movimento negro e do ensino de matemática.
Redes Sociais