Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Biblioteca
Início do conteúdo da página

Biblioteca

Publicado: Quarta, 12 de Setembro de 2018, 09h33 | Última atualização em Quinta, 09 de Março de 2023, 14h24

Índice de Artigos

 Biblioteca

A missão da Biblioteca do Ifes  Campus Nova Venéica é facilitar o acesso e a difusão dos recursos informacionais e colaborar nos processos de produção do conhecimento, a fim de contribuir para o desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa, extensão e administração do Ifes.

A Biblioteca utiliza o Sistema Pergamum, que possibilita o intercâmbio de informações entre acervos das bibliotecas em nível internacional. O acesso e a consulta ao material catalogado são livres e abertos ao público em geral. O empréstimo domiciliar é restrito apenas à comunidade do Ifes. A consulta também pode ser feita via internet. O sistema de Biblioteca Pergamum também possibilita ao usuário a renovação e reserva de material informacional.


Acervo 


A Biblioteca conta com um acervo de aproximadamente 2908 títulos e 9248 exemplares e atende alunos, professores, pesquisadores e comunidade externa. Fazem parte do acervo os seguintes materiais informacionais: livros; revistas; fitas de vídeo; CD-ROMs; DVDs; Normas técnicas impressas e online; dentre outras fontes de informação de variadas áreas do conhecimento, com ênfase nos cursos ofertados no campus.

Para registro, descrição e recuperação dos materiais no catálogo informatizado utiliza-se os padrões e formatos nacionais e internacionais: Código de catalogação Anglo-americano (AACR2); Formato Marc 21; Classificação Decimal de Dewey (CDD); Lista de Autoridades da FGV, Biblioteca Nacional e LC (Biblioteca do Congresso Americano), que são integrantes da Rede Pergamum. 


 Serviços 

Acesso Wireless
Acesso à internet sem fio na Biblioteca.

Consulta ao acervo
O acervo é aberto ao público em geral para consultas e pesquisas. Para os usuários externos a consulta é apenas local, não podendo retirar a obra de dentro da Biblioteca.

Consulta local
Por meio dos terminais de consulta localizados na Biblioteca, o usuário anotará o número de chamada do material informacional desejado para a sua pesquisa. Através dele irá localizá-lo na estante. Em caso de dúvida na localização de itens procurados, o usuário deve recorrer ao profissional para orientá-lo.

Empréstimo domiciliar
Todos os alunos regularmente matriculados e servidores que possuem matricula ativa podem ser cadastrados no sistema de Biblioteca.
a) Servidores e alunos de Pós-graduação, Especialização e Mestrado têm direito de tomar emprestado até 5 (cinco) exemplares de materiais informacionais pelo prazo de:
Tipo de material | prazo (dias)
Livros de Literatura: 21 dias
Livros técnico/didático: 14 dias
CD/DVD: 3 dias

b) Alunos de Ensino Médio Integrado e Técnico Concomitante, têm direito a tomar emprestado até 4 (quatro) exemplares de materiais informacionais pelo prazo de:
Tipo de Material | Prazo (dias)
Livros de Literatura: 21 dias
Livro técnico/didático: 7 dias
Monografias: 7 dias
CD/DVD: 3 dias

c) Aluno de Graduação tem direito a tomar emprestado até 5 (cinco) exemplares de materiais informacionais pelo prazo de:
Livros de Literatura: 21 dias
Livros técnico/didático: 7 dias
CD/DVD: 3 dias

Em caso de atraso na devolução do material, o usuário pagará uma multa de R$ 1,00 (um real) por dia útil para cada material informacional, conforme estabelecido pela Resolução 48/2016 do Conselho Superior. Em caso de extravio (perda) ou danos ao material informacional, o usuário deverá repor o material, observando o autor, título, data, edição igual ou mais atualizada.

Renovação
O empréstimo deverá ser renovado pelo Sistema Pergamum, desde que não haja pedido de reserva ou quando se tratar de materiais especiais como mapas, slides, fitas de vídeo, entre outros. O Pergamum aceita efetuar renovação(ões) da(s) obra(s) por 2 (duas) vezes. Na terceira vez, o usuário terá que devolvê-lo(s).

Reserva
As reservas devem ser feitas pelo Sistema Pergamum, desde que a(s) obra(s) desejada(s) não estejam disponíveis no acervo. A obra em reserva, quando do retorno à Biblioteca, estará disponível para o primeiro usuário da lista pelo prazo de 24 horas. Após este período, a obra será liberada automaticamente para o usuário seguinte ou ficará disponível no acervo.

Catalogação na fonte
Elaboração gratuita da ficha catalográfica para livros e monografias acadêmicas editadas no Campus Nova Venécia. A solicitação deve ser encaminhada para: biblioteca.nv@ifes.edu.br ou diretamente no balcão de atendimento.

Coleção das Normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) digital
Todos os usuários (alunos e servidores) têm direito de acessar as normas da ABNT digital, além das traduzidas e incorporadas por ela (ABNT-NBR-ISO, ABNT-NBR-IEC, ABNT-NBR-NM-ISO, ABNT-NM). Esse acesso, somente para leitura em tela, se dá por meio de qualquer computador da instituição. Para tanto é necessário que seja utilizado o navegador Mozilla e que o programa Java esteja atualizado.


 Normas

Multas
Na Biblioteca do Campus Nova Venécia, em caso de atraso na devolução do material, o usuário pagará uma multa de R$ 1,00 (um real) por dia útil para cada material informacional, conforme estabelecido pela Resolução 48/2016 do Conselho Superior. Estando em débito coma biblioteca o usuário é automaticamente afastado no cadastro (não pode tomar material emprestado até regularizar a pendência da multa).

Passado o prazo previsto para devolução do material informacional emprestado, independente da categoria de usuário, a Biblioteca reserva-se ao direito de cobrá-lo do atraso do material (pagamento da multa), estando o mesmo, sujeito a inscrição em dívida ativa com a Fazenda Pública nos ditames da legislação federal cabível, inclusive com penhora de bens e impedimento para posse de cargo público.

A Guia de Recolhimento da União (GRU) deverá ser fornecida pelo servidor no balcão de empréstimos ou pode ser gerada automaticamente no site do Tesouro Nacional (conforme orientação abaixo). A guia deve ser paga no Banco do Brasil. O pagamento NÃO poderá ser efetuado em caixa rápido e/ou agendamento.


Importante: cada biblioteca tem uma guia de recolhimento. Caso tenha gerado multa em outra biblioteca o usuário deverá solicitar a guia de recolhimento na que gerou a multa.


O usuário deve levar o comprovante de pagamento (GRU) da multa paga até o setor de circulação de materiais (empréstimo) da biblioteca que originou o débito, para que seja dada baixa na sua multa.

Seguem abaixo as instruções para preenchimento da guia de recolhimento da Biblioteca do Campus Nova Venécia.

Clicar no link: http://consulta.tesouro.fazenda.gov.br/gru_novosite/gru_simples.asp e preencher:
Unidade Gestora (UG): 158422
Gestão: 26406
Nome da Unidade: Instituto Federal do Espírito Santo – Nova Venécia
Código de Recolhimento: 28832-2
Número de Referência: 9
Competência (mm/aaaa): mês e ano do pagamento da GRU
Vencimento (dd/mm/aaaa): dia do pagamento da GRU
CNPJ ou CPF do Contribuinte: CPF
Nome do Contribuinte / Recolhedor: aluno/servidor
(=) Valor Principal: (*) CAMPO OBRIGATÓRIO
(=) Valor Total: (*) CAMPO OBRIGATÓRIO
Selecione uma opção de geração: Geração em PDF
Emitir GRU

 


Tutoriais 

1 - Normas para apresentação de trabalhos

2 - Normas para elaboração de referências NBR 6023

3 - Tutorial para acessar a ferramenta CAFe do periódico da CAPES

4 - Tutorial para acesso às normas ABNT

5 - Tutorial de primeiro acesso às bibliotecas virtuais via Moodle

6 - Tutorial para utilização dos recursos do site da biblioteca

7 - Tutorial para submissão no repositório do Ifes

 


 Infraestrutura

A biblioteca possui 6 (seis) computadores disponíveis para os usuários. Possui 6 (seis) cabines de estudo individual. Também dispõem de 7 (sete) mesas com 4 (quatro) lugares cada. Ainda conta com 60 (sessenta) armários guarda-volumes. Todo o ambiente é climatizado.


Horário de Atendimento 

A Biblioteca do Campus Nova Venécia funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h.


 Contato

Telefone: 27 3752-4335

E-mail: contato.bib.nv@ifes.edu.br

Fim do conteúdo da página