Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Extensão

Publicado: Terça, 22 de Fevereiro de 2022, 11h29 | Última atualização em Terça, 22 de Fevereiro de 2022, 11h37

Índice de Artigos

Extensão

Entende-se como extensão, sob o princípio constitucional da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, o processo interdisciplinar, educativo, cultural, científico e político que promove a interação transformadora entre o Ifes e outros setores da sociedade.

Ação de extensão é o conjunto de atividades organizadas nos seguintes formatos: programas, projetos, cursos, eventos e prestações de serviço, conforme Orientação Normativa CAEX 01/2020. 

Para cursos, há uma orientação específica no ANEXO I , da Orientação Normativa Caex 01/2018. 

 

Os objetivos da Extensão no Ifes são: 

  • Promover as ações de extensão do Ifes por meio do apoio a projetos e programas, em consonância com a missão, visão, valores, objetivos e finalidades institucionais expressos no Plano de Desenvolvimento Institucional do Ifes e em seu planejamento estratégico.

  • Estimular a atuação dos servidores, estudantes e egressos da Instituição nas áreas temáticas de extensão, definidas pelo Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições de Educação Superior Públicas Brasileiras na Política Nacional de Extensão Universitária.

  • Fomentar as atividades de comunicação, cultura, direitos humanos e justiça, educação, meio ambiente, saúde, tecnologia, produção e trabalho no Ifes e nas comunidades dos territórios de atuação do Instituto.

  • Promover o protagonismo estudantil.

  • Fomentar o intercâmbio e a integração social e interinstitucional nos âmbitos regional, nacional e internacional.

  • Fomentar programas e projetos que integrem redes de cooperação entre os campi do Ifes e interinstitucionais, em âmbito nacional e internacional.

  • Contribuir com o desenvolvimento socioeconômico sustentável do Estado do Espírito Santo

 

 

Fim do conteúdo da página