Extensão

Publicado: Terça, 22 de Fevereiro de 2022, 11h29 | Última atualização em Terça, 22 de Fevereiro de 2022, 11h37

Índice de Artigos

Extensão

Entende-se como extensão, sob o princípio constitucional da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, o processo interdisciplinar, educativo, cultural, científico e político que promove a interação transformadora entre o Ifes e outros setores da sociedade.

Ação de extensão é o conjunto de atividades organizadas nos seguintes formatos: programas, projetos, cursos, eventos e prestações de serviço, conforme Orientação Normativa CAEX 01/2020.

Para cursos, há uma orientação específica no ANEXO I , da Orientação Normativa Caex 01/2018.

Os objetivos da Extensão no Ifes são:

• Promover as ações de extensão do Ifes por meio do apoio a projetos e programas, em consonância com a missão, visão, valores, objetivos e finalidades institucionais expressos no Plano de Desenvolvimento Institucional do Ifes e em seu planejamento estratégico.

• Estimular a atuação dos servidores, estudantes e egressos da Instituição nas áreas temáticas de extensão, definidas pelo Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições de Educação Superior Públicas Brasileiras na Política Nacional de Extensão Universitária.

• Fomentar as atividades de comunicação, cultura, direitos humanos e justiça, educação, meio ambiente, saúde, tecnologia, produção e trabalho no Ifes e nas comunidades dos territórios de atuação do Instituto.

• Promover o protagonismo estudantil.

• Fomentar o intercâmbio e a integração social e interinstitucional nos âmbitos regional, nacional e internacional.

• Fomentar programas e projetos que integrem redes de cooperação entre os campi do Ifes e interinstitucionais, em âmbito nacional e internacional.

• Contribuir com o desenvolvimento socioeconômico sustentável do Estado do Espírito Santo

Ações de Extensão

Ações de extensão desenvolvidas pelo Campus Nova Venécia:

Núcleo

NAC ( NÚCLEO DE ARTE E CULTURA)

Composição:

ADEMIR ADEODATO

JAIME BERNARDO NETO

LINCOLN RIBEIRO MAIA DE RESENDE

ROGÉRIO DANIELETTO TEIXEIRA 2483048

RONEY MARCOS PAVANI

SOLLYVAN RANGEL MAZZIOLLI

VALMIR OLIVEIRA DE AGUIAR

WELLITON DE RESENDE ZANI CARVALHO

Transformando Vidas

Objetivo: Proporcionar aos usuários deste programa, o desenvolvimento de valores sociais, além da melhoria das capacidades físicas e habilidades motoras e, da qualidade de vida, visando a diminuição dos riscos sociais (uso de drogas, prostituição, gravidez precoce, criminalidade e trabalho infantil).

Coordenador: Sollyvan Rangel Mazziolli

Contato: sollyvanrm@ifes.edu.br

Programa NAC (Núcleo de Arte e Cultura)

Objetivo geral: Promover ações de arte e cultura, fortalecendo o desenvolvimento humano e a transformação social. Por desdobramento proporcionar à população de Nova Venécia e Região possibilidades de desenvolvimento de habilidades artísticas e culturais, incentivar o protagonismo juvenil, utilizar a cultura como incentivo e integração das mais diversas áreas de saber.

Coordenador: Ademir Adeodato

Contato: ademir.adeodato@ifes.edu.br

PROFTEC (Programa de fomento à formação para o trabalho, educação e cidadania)

Objetivo: Contribuir para o atendimento às demandas formativas apresentadas por educadores, estudantes e sociedade civil.

Coordenador: Hedeone Heidmam da Silva

Contato: hedeone.heidmam@ifes.edu.br

Cadastro de Ações de Extensão

Formulários para institucionalização de ações de extensão