Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Cursos > Graduação > Licenciatura em Geografia
Início do conteúdo da página

Licenciatura em Geografia

Publicado: Quarta, 30 de Setembro de 2015, 14h28 | Última atualização em Quinta, 28 de Setembro de 2023, 14h34

O curso de Licenciatura em Geografia tem como objetivo formar professores para atuar no ensino de Geografia na Educação Básica.

Perfil do Profissional

O Licenciado em Geografia é o professor que planeja, organiza e desenvolve atividades e materiais relativos à Geografia. Sua atribuição central é a docência na Educação Básica, que requer sólidos conhecimentos sobre os fundamentos da Geografia, sobre seu desenvolvimento histórico e suas relações com diversas áreas, assim como sobre estratégias para transposição do conhecimento geográfico em saber escolar.

Além de trabalhar diretamente na sala de aula, o licenciado elabora e analisa materiais didáticos, como livros, textos, vídeos, programas computacionais, ambientes virtuais de aprendizagem, entre outros. Realiza ainda pesquisas em socioambientais, coordena e supervisiona equipes de trabalho. Em sua atuação, prima pelo desenvolvimento do educando, incluindo sua formação ética, a construção de sua autonomia intelectual e de seu pensamento crítico (BRASIL, Referenciais Curriculares Nacionais dos Cursos de Bacharelado e Licenciatura, 2010c).

Esta formação deve propiciar o entendimento do processo histórico de construção do conhecimento na área da geografia, no que diz respeito a conceitos, princípios e teorias, bem como a compreensão do significado da Geografia para a sociedade e da sua responsabilidade como educador nos vários contextos de sua atuação profissional, consciente do seu papel na formação de cidadãos. Também deve capacitar à busca autônoma, a produção e divulgação do conhecimento e propiciar a visão das possibilidades presentes e futuras da profissão.

O Licenciado em Geografia deve se comprometer com os resultados de sua atuação, pautando sua conduta profissional por critérios humanísticos e de rigor científico, bem como por referenciais éticos e legais. Deve, ainda, ter consciência da realidade em que vai atuar e da necessidade de se tornar agente transformador dessa realidade, na busca da melhoria da qualidade de vida da população humana.

Área de Atuação

O Licenciado em Geografia pode propor, planejar, executar e coordenar projetos de ensino e programas de caráter educativo aplicável ao ensino de Geografia; capacidade para atuar no ensino Fundamental e médio ministrando disciplinas, desenvolver métodos e técnicas para a elaboração de mapas temáticos e de outras representações gráficas; elaboração de material didático para o ensino de Geografia; assessorar instituições em projetos de ensino e aprendizagem elaborando e executando projetos de desenvolvimento de conteúdos curriculares, desenvolvendo pesquisas de investigação geográfica, participando da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino. Outro campo de atuação envolve o planejamento, execução e coordenação de projetos socioambientais de estabelecimentos que abarcam a esfera do terceiro setor, e de instituições públicas e privadas.

  

Corpo Docente

Professor (a)

Experiênca Acadêmica

Currículo Lattes

Dr. Jaime Bernardo Neto* **

Graduado e Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Doutor em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

Lattes

Dra. Manuela Corrêa Pereira* **

Graduada, Mestre e Doutora em Geografia com ênfase em análise ambiental pelo Instituto de Geociências da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Lattes
Ma. Amanda de Fátima Martin Catarucci * **

Graduada em Geografia pela Universidade de São Paulo (USP), Mestra em Geografia Física pela Universidade de São Paulo (USP), Doutoranda em Geografia Física Universidade de São Paulo (USP). Licença para doutoramento

Lattes
Me. Hedeone Heidmam da Silva * ** Graduado em Geografia pela Universidade Federal do Espírito Eanto (UFES), Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal do Espírito Santo (IFES). Lattes

Dra. Ariadna Pereira Siqueira Effgen * **

Graduada em Pedagogia, Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Lattes

Dr. Ediu Carlos Lopes Lemos

Graduado em Geologia pela Universidade Federal do Ceará (UFCE), Mestre e Doutor em Geociências pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Lattes

Me. Roney Marcos Pavani

Graduado e Mestre em História pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Doutorando em História pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Licença para doutoramento.

Lattes
Me. Weriquison Simer Curbani* Graduado e Mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).  Licença para doutoramento. Lattes
Me. Adilson Márcio Coelho Graduado em Engenharia de Agrimensura pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), Mestre em Engenharia Civil pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) Lattes
Dr. Ademir Adeodato Graduado em Licenciatura em Música pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Mestre em Educação Musical pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Doutor em Música pela Universidade Federal do Estado do Rio de janeiro (UNIRIO) Lattes
Dr. Weverton Pereira do Sacramento Graduado em Engenharia de Minas pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Licenciado em Matemática pelo Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Doutor em Educação na Universidade del Norte (UNINORTE), revalidado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Lattes

Me. Carolina de Castro Barbosa.

Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Mestra em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Doutoranda em Antropologia na da Universidade Nova de Lisboa (UNL) e do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE).  Licença para doutoramento. Lattes

Me. Larissa de Albuquerque Silva

Graduada e Mestra em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Doutoranda em Antropologia Social na Universidade Federal do Amazonas (UFAM ).

Lattes

Dr. André Luiz Bis Pirola * **

Graduado em História pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e Doutor em História da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo(PUC-SP). Coordenador do Curso (2023-2024).

Lattes

Me. Gustavo Tavares Martins 

Graduado em Ciências Biológicas (Bacharelado) e mestre em Biologia e Conservação pela Universidade Estadual de Montes Claros. 

 Lattes

Dra. Mariana dos Santos Cezar

Graduada em Matemática pela Universidade Federal do Espírito Santo/Ceunes (UFES). Mestra em Educação em Ciências e Matemática pelo Instituto Federal do Espírito Santo (IFES). Doutora em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com Doutorado Sanduíche pela Universidade de Lisboa (ULISBOA).

Lattes

Me. Alexandre Fiorotti

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Espírito Santo(UFES).

Lattes

Me. Absalão Aranha Nascimento 

Graduado em Engenharia de Cartográfica e Agrimensura pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Mestre em Ciências Geodésicas e Tecnologias da Geoinformação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). 

Lattes
Me. Daniel Arruda de Oliverira Graduação em Geografia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - IFES (2018). Mestre em Educação pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) Lattes
Esp. Paulo Roberto Ferrareis Licenciatura e Bacharelado em História pela Universidade de Uberaba (UNIUBE). Pós Graduado em Gestão Escolar Integradora e Metodologia do Ensino de História na Educação Básica, pela Universidade Candido Mendes (UCAM). Bacharelando em Ciências Políticas, pela Universidade de Uberaba (Uniube). Mestrando em Tecnologias Emergentes em educação, pela Must University (Florida, EUA) Lattes
Dra. Suéllen Pereira Miotto Lourenço Graduada em Letras Português/Inglês pela Faculdade Capixaba de Nova Venécia. Especialista em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, pela Faculdade Capixaba de Nova Venécia. Doutora em Letras pela Universidade Federal do Espírito Santo. Lattes

* Membro do Núcelo Docente Estruturante (NDE)
** Membro do Colegiado do Curso

 

Licenciatura

Modalidade Presencial

Turno Noturno 

Duração 4 anos 

Quantidade de vagas 40

Ato de autorização Resolução do CS nº 16/2014, de 23/05/2014

Contato da Coordenadoria do Curso 27 3752-4345 / geografia.nv@ifes.edu.br

Matriz Curricular - 2018

Projeto Pedagógico do Curso (PPC) - 2017

Matriz Curricular - 2020

Projeto Pedagógico do Curso (PPC) - 2019

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página